COMUNICAÇÃO

Sou Pai Responsável: Barradão se transforma em palco de cidadania com mutirão da Defensoria

17/08/2023 13:31 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Além de exames de DNA, foram oferecidos orientações jurídicas na área de Família

O Barradão, templo sagrado da nação rubro-negra, é a principal força do Vitória na busca pelo acesso à 1ª Divisão do Brasileirão. Sempre lotado, o Manoel Barradas é palco da boa campanha do Leão, como na vitória para o Ceará, por 1 a 0, no último domingo (13). Contudo, o estádio também é lugar de cidadania e onde a Defensoria Pública da Bahia sempre se sente em casa. Nesta terça (15) e quarta-feira (16), o Barradão tornou-se o cenário ideal para transformações familiares e luta por direitos com a presença da Unidade Móvel de Atendimento (UMA), a partir da intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável.

“É sempre bom vir perto da comunidade, a paixão pelo futebol atrai também a paixão pela paternidade. Além de ofertar os exames gratuitos de DNA para quem não tem o nome do pai na certidão de nascimento, a gente quer incentivar as pessoas a virem tirar suas dúvidas e receberem orientações jurídicas”, explica a coordenadora da Especializada de Família e Sucessões, Tatiane Ferraz.

Paloma Pereira viu na televisão as informações sobre o mutirão e decidiu que era o momento de preencher a lacuna do nome do pai na certidão de nascimento do seu filho, de 8 anos. “Estive aqui ontem no Barradão no primeiro dia de atendimentos e voltei já trazendo também o suposto pai, que super colaborou e já fizemos o exame”, disse.

Além de proporcionar o reconhecimento de paternidade, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável também trabalha em acordos de alimentos, visita e guarda, sendo um serviço disponível tanto na capital quanto no interior. A atuação nos estádios conversa com outro projeto da instituição, o Defensoria Na Torcida, responsável pela articulação com os clubes para parcerias na divulgação das campanhas e na realização de mutirões.

Em meio ao movimento, a figura de Maria Esperança se destacava e seu nome, que faz referência a um dos sentimentos mais universais, parecia predestinado. A sua esperança era não perder a guarda da neta de 4 anos, a qual cria desde o nascimento. “A mãe da minha neta diz que o pai é outro, um homem que está preso. Eu não aceito, então estou correndo atrás de regularizar a guarda dela”, explica.

Edinael Braga, por sua vez, encontrou no Barradão a oportunidade de regularizar a convivência com seu filho recém-nascido, após ser alertado por sua irmã sobre a ação. Acompanhado da mãe da criança, Bianca Santos, eles também acertaram questões de pensão alimentícia e guarda. “Foram eles que me avisaram da ação, então viemos para regularizar todos os direitos do bebê, desde as visitas até a questão da pensão, né?”, disse Bianca.

O mesmo evento que proporcionou esperança no Barradão também estará em ação na Fonte Nova, desta vez em parceria com o Bahia. A ação com o Esquadrão de Aço será na próxima semana, nos dias 22 e 23 de agosto, ao lado da loja oficial. Para quem não puder comparecer nas atividades nos clubes, o agendamento para atendimento da DPE/BA pode ser feito através do WhatsApp 71 99722-5927 até o dia 31 de agosto, na capital.