COMUNICAÇÃO

SIGAD – Ferramenta de gestão de atendimento da Defensoria está pronta para ser implantada

01/12/2010 14:45 | Por

Defensores e servidores da Defensoria Pública do Estado se preparam para iniciar a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria (SIGAD). A ferramenta, prevista para ser implantada em sua totalidade nos próximos dias, é um sistema de cadastro e acompanhamento de atendimentos que será realizado por defensores públicos, permitindo maior agilidade nos procedimentos. O SIGAD tem como objetivo agilizar e facilitar o acompanhamento dos processos e oferecer maior transparência nos atendimentos prestados ao público.

De acordo com o coordenador de Modernização de Informática, Luciano Pena, o SIGAD visa proporcionar o controle e o acompanhamento de todo o atendimento da Defensoria Pública da Bahia, realizando os cadastros dos assistidos e das ações solicitadas por eles com maior flexibilidade e registro de informações com mais qualidade e consistência. "Agora teremos ferramentas completas para avaliar continuamente as solicitações dos usuários e fazer o possível para atender a todas as demandas", avalia.

Referência - Para a defensora pública geral do Estado, a opção em qualificar a nossa tecnologia está diretamente ligada à necessidade de integrar as informações da Defensoria Pública, em especial no que se refere aos serviços prestados à população. "Daí o SIGAD, este sistema que vai dar um grande passo na transparência e qualidade das nossas ações, dando a elas o poder de sedimentar todo o nosso plano estratégico nas áreas que devemos investir e na política em que devemos apostar", pontuou.

Em outubro deste ano, membros da Defensoria do Rio Grande do Sul, em atividade institucional na Bahia, reuniram-se com a Coordenação de Modernização da Defensoria para aprofundar o conhecimento de ferramentas que vem sendo desenvolvidas pelo setor, em especial o SIGAD. Para o defensor público, Alexandre Gusmão, ferramentas que aqui estão sendo pensadas sinalizam avanços significativos para as Defensorias em todo o país. "Estamos muito satisfeitos com a disponibilização, por parte da defensora geral da Bahia, do acesso a estas ferramentas. Vemos que a Bahia pensa modernização tecnológica enquanto componente essencial ao crescimento e desenvolvimento da instituição e é esta linha de pensamento que estamos querendo fomentar no Rio Grande do Sul", pontuou.