COMUNICAÇÃO

Selo premia hotéis que aderiram à campanha contra violência sexual infanto-juvenil

15/05/2008 18:26 | Por

A Comissão de Enfrentamento à Violência Infanto-juvenil entrega amanhã, sexta-feira, 16, às 17h, no Centro de Referência e Especialidades da Assistência Social (CREAS), no Recreio, um selo ético para 10 estabelecimentos hoteleiros de Vitória da Conquista que aderiram de forma plena à Campanha de Enfrentamento a Violência contra a Criança e o Adolescente e cumpriram determinações que visam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entre as determinações - estipuladas pela comissão como parte da campanha - está não ter nenhuma ocorrência relacionada a adolescentes, ter participado de palestras de formação e a fixação de placas educativas, em locais visíveis, sobre a violência e o abuso sexual. Para a entrega do selo, foram fiscalizados, ao todo, 47 pontos: 32 hotéis, 12 motéis e 3 pousadas. De acordo com a subcoordenadora da Defensoria Regional de Vitória da Conquista, defensora Marta Cristina Nunes, a intenção é conscientizar os donos desses estabelecimentos para o combate ao crime e estimular o engajamento deles na ação.

No sábado, 17, a comissão, que é formada por diferentes órgãos, incluindo a Defensoria, faz uma blitz educativa pelas sinaleiras do centro da cidade e do bairro Brasil, onde serão distribuídos panfletos contendo explicações sobre os crimes e suas formas de combate. Todas as ações fazem parte da campanha realizada pela comissão, em cumprimento ao Plano de Combate a Violência Sexual Infanto-juvenil do governo federal. A campanha também inclui a realização de palestras voltadas para diferentes segmentos, agentes envolvidos com este tipo de criminalidade.

Mapeamento feito pela Polícia Rodoviária federal aponta Vitória da Conquista e municípios vizinhos como integrantes da rota da exploração sexual infanto-juvenil na Bahia. Por este motivo, a região está sendo alvo das ações do plano federal, através da comissão.