COMUNICAÇÃO

Seleção Pública da Defensoria inscreve mais de mil estudantes de Direito

23/03/2009 19:53 | Por

Pelo menos 1.181 estudantes de Direito se inscreveram para estagiar na Defensoria Pública da Bahia. A coordenadora de estágios da DPE, Gisele Bezerra, afirmou que do número total de inscritos 987 foram para a capital e 194 para o interior. "O número de estudantes que procuraram a instituição nesta seleção superou o anterior", declarou a coordenadora. No último processo seletivo ocorrido em julho de 2008, 285 pessoas concorreram às vagas de estágio", explicou. As inscrições foram encerradas no último dia 2. A prova será realizada no próximo dia 14, das 14 às 18 horas. Em Salvador as provas ocorrerão na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e nas comarcas do interior nas respectivas sedes da Defensoria em cada comarca.

Anne Gabrielle Alves Mota, estudante do sétimo semestre de Direito da Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE), soube da seleção poucos dias antes do Carnaval. Ela estagia em um escritório particular de advocacia, entretanto, nutre um grande desejo de estagiar em um órgão público. "Ouço muito as pessoas falarem que o estágio em um órgão do Governo é uma experiência gratificante e enriquecedora, ainda mais se tratando da Defensoria Pública, que é uma instituição voltada para o social", declarou.

Anne acredita que um ponto positivo do estágio na DPE é a existência de contato com o público. Assim como ela, a aluna do quinto semestre de Direito da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, Thais Souza Costa, também enxerga um modo de obter experiência na possibilidade de estágio na instituição. "Quero muito estagiar na Defensoria para adquirir aprendizado", contou Thais.

O IV Exame de Seleção para estágio jurídico da Defensoria Pública do Estado da Bahia oferece 135 vagas. Destas, 50 são para a Comarca de Salvador, 11; para Feira de Santana; oito vagas para cada uma das comarcas de Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista; cinco para Juazeiro; três para cada uma das comarcas de Camaçari, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bomfim e Simões Filho; duas para cada uma das comarcas de Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Irecê, Itapetinga, Jacobina, Porto Seguro, Serrinha e Teixeira de Freitas; e uma vaga para cada uma das comarcas de Amargosa, Canavieiras, Camamu, Itaberaba, Nazaré e Valença.

Cinco por cento das vagas serão destinadas especificamente a pessoas com deficiência, desde que atinjam o desempenho mínimo previsto no edital. Vinte por cento das vagas serão destinadas aos estudantes que declararem no ato de inscrição, serem afro-descendentes e índio-descendentes, desde que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e atinjam o desempenho mínimo previsto no edital.