COMUNICAÇÃO

Respeito é bom: Defensoria leva mensagem de tolerância à Lavagem do Bonfim

11/01/2024 14:15 | Por Lucas Fernandes | Com informações de Rafael Flores e Thaís Faria | Fotos: Mateus Medina

É a 14ª vez que a instituição comparece à manifestação popular, despertando todos(as) para a prática da tolerância, do respeito e da liberdade de culto

“Respeito é bom e eu gosto”. Na Bahia, quem nunca ouviu esta frase de alguém que foi ofendido ou constrangido com uma situação inconveniente? Pois é! Baiano(a) não aceita menos que a tolerância.

Para incentivar esta resistência, a Defensoria da Bahia reuniu parte do seu corpo funcional para caminhar junto na Lavagem do Bonfim e conclamar a sociedade à prática do respeito a todas as religiões, credos e cosmovisões, nesta quinta-feira (11).

A jornada até a Basílica começou com o habitual culto ecumênico na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, que contou com a ampla presença de autoridades públicas, como a defensora pública geral (DPG) em exercício, Soraia Ramos; o governador, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; secretariado executivo; parlamentares e representantes do sistema de justiça. 

“Já é tradição a participação no cortejo e nada melhor que uma festa popular, com uma amplitude como esta, para apresentar a nossa campanha, mostrando que é preciso respeitar todas as pessoas e que a Defensoria está aqui para quem tiver seus direitos violados”, reforçou Soraia. De acordo com a defensora-geral, é uma excelente oportunidade de divulgar para potenciais usuários(as) dos serviços da Defensoria e para a sociedade que existe uma instituição que garante cidadania e direitos às pessoas mais vulneráveis.

Vestida de branco, a equipe da Defensoria seguiu animada para a Basílica com a faixa ‘Respeito é bom e eu gosto’: uma pequena prévia da campanha que está sendo desenvolvida pela instituição para o carnaval

Em 2024, segundo ano da Lavagem pós-pandemia, a festividade levou milhões de pessoas às ruas e celebrou os 270 anos de construção da Basílica do Senhor do Bonfim, destino da caminhada de seis quilômetros, regada de paz, alegria, fé e devoção. Erguido em 1754, o templo tornou-se um dos símbolos de Salvador.

“Dia de celebrar a graça divina da justiça e da concórdia, como nos lembra Senhor do Bonfim ou Oxalá. Justiça e respeito são parte da missão da Defensoria Pública, então, é um lugar que a instituição, o sagrado, e a luta por direitos se encontram”, destacou a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes.

Já o servidor Jaguaraci Conceição (Jaguar), um dos mais animados no cortejo, e que sempre está colado com a DPE nas participações institucionais na Lavagem, exclamou: “Esperamos paz, sossego, amor, e mais aproximação entre as pessoas. Essa passeata é um tapete branco para a gente. E viva o Senhor do Bonfim!”. Dançando, com molejo e ginga, ele ajudou a carregar a faixa até a Basílica.

Misturada com devotos(as), foliões(ãs) e ambulantes, a DPE deu o verbo: estamos próximos e à disposição!

O cortejo institucional contou com a presença de diversos membros da DPE/BA e representantes da Associação de Defensores Públicos da Bahia- ADEP, como a presidente Tereza Cristina Almeida. Também compuseram o bloquinho servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) e simpatizantes da DPE/BA, que seguiram animadamente até a Colina Sagrada confraternizando e levando ideais de conciliação.

Você pode conferir as melhores fotos do evento na galeria de imagens desta reportagem.