COMUNICAÇÃO

Projeto ‘Mãos que Reciclam’ arrecada 5,6 toneladas de resíduos no Festival de Inverno, em Vitória da Conquista

31/08/2023 14:27 | Por Priscilla Dibai - 2.389 DRT/BA

A quantidade deste ano foi bem superior a do ano passado, quando foram coletados 3,3 toneladas. Além disso, este ano, pela primeira vez, foi coletado também vidro, além de plástico e alumínio

O projeto ‘Mãos que Reciclam’, da Defensoria Pública da Bahia, segue sua caminhada exitosa, com a realização de mais uma importante ação social. Durante o Festival de Inverno, ocorrido no último final de semana, em Vitória da Conquista, o arrecadou 5,67 toneladas de materiais recicláveis.

A quantidade deste ano foi bem superior à de 2022, quando foram coletadas 3,3 toneladas. Além disso, em 2023, pela primeira vez, foi coletado também vidro, além de plástico e alumínio. Participaram da ação 38 catadores e catadoras; 12 alunos da UFBA, que fizeram a parte de educação ambiental, além de representantes da Defensoria, que acompanharam a pesagem e o registro dos dados.

O Festival de Inverno, que inclui programação com três dias de shows, tem se firmado como uma ótima oportunidade para a arrecadação de materiais recicláveis, considerando o grande número de participantes e de produtos consumidos.

“A Bahia Eventos, que promove o festival, entrou em contato com a Defensoria, que intermediou que catadores e catadoras fizessem a coleta na festa”, explicou a coordenadora da Regional de Vitória da Conquista, Kaliany Gonzaga. Ela explicou que a meta é transformar esses resíduos em novos objetos de uso, promovendo um ciclo sustentável.

“Todo resíduo descartado deve ser canalizado para a organização de catadores(as), de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim, no Festival de Inverno, foi feita a destinação adequada, foi cumprida a função social de reciclar esses materiais e se evitou que quase seis toneladas de resíduos fossem encaminhadas ao aterro sanitário de Vitória da Conquista”, completou Gonzaga.

O projeto Mãos que Reciclam tem impacto em várias frentes: na vida, profissionalização e nos direitos dos catadores e das catadoras; na cidade, que passa a ofertar a possibilidade de coleta seletiva ampliada, qualificando o descarte do lixo; e da população como um todo, uma vez que a iniciativa tem base educativa e contribui para a sensibilização sobre sustentabilidade e cidadania.

O estande de sustentabilidade no Festival de Inverno, em apoio às práticas sustentáveis, foi patrocinado pelo Grupo Chiacchio.

HISTÓRIA DE SUCESSO

O projeto Mãos que Reciclam, em seu surgimento (2016), contribuiu para a criação da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Acres) de Vitória da Conquista, oferecendo suporte jurídico. O objetivo era fomentar e aprimorar a coleta de materiais recicláveis, além de viabilizar a instalação de pontos coletores – Ecopontos – pelo município.

Além da assistência jurídica e social, o programa estimula a criação de políticas públicas para os(as) catadores(as), bem como desenvolve educação em direitos, reafirmando junto à sociedade a importância desses profissionais, além de construir uma visão de futuro mais sustentável e cidadã.

A experiência do Mãos que Reciclam foi tão positiva que a DPE/BA incluiu o projeto em sua Política Social Ambiental e expandiu a ideia para mais 30 cidades da Bahia, como Salvador, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, entre outras.