COMUNICAÇÃO

Primeira sessão de Conselho Superior amplamente feminino aprova nova Corregedora Geral da DPE/BA

24/05/2023 18:29 | Por Mirela Portugal - DRT 6976/BA

Após sabatina, defensora Janaína Canário Carvalho Ferreira foi aprovada à unanimidade

Com 90% das cadeiras (10 de 11) ocupadas por mulheres, entre integrantes natas e titulares eleitas, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (CSDPE/BA) realizou nesta quarta-feira, dia 24, a primeira reunião com a composição para o biênio 2023-2025. 

A sessão extraordinária, iniciada às 9 horas incluiu na pauta a aprovação da nova Corregedora Geral da DPE/BA, a defensora Janaína Canário Carvalho Ferreira. Após a sabatina que durou o turno da manhã, o Conselho Superior aprovou a corregedora à unanimidade.

Durante a sabatina, a corregedora eleita foi questionada sobre temas relevantes a respeito da fiscalização, transparência e observação de condutas éticas pelos defensores e servidores, e também sobre a importância do acolhimento e do diálogo amplo durante os serviços do órgão. 

Para a defensora pública geral, Firmiane Venâncio, a Corregedoria é um órgão fundamental da DPE/BA. “Finalizamos mais um ciclo de escolhas democráticas dentro da classe. A Corregedoria é um órgão essencial da DPE e traz os contornos de direcionamento de como nós defensores e defensoras devemos conduzir a nossa atuação, cumprindo as determinações legais, mas também nos resguardando dentro das nossas prerrogativas, atuando para aquilo que a Defensoria Pública foi criada”, aponta.

A defensora geral também celebrou a abertura dos trabalhos da nova formação do Conselho Superior em sua composição preponderantemente feminina. “É preciso ratificar que conseguimos manter a Corregedoria com uma mulher à frente, mais uma mulher em espaço de poder dentro da DPE. A Dra. Janaína vai passar a compor um Conselho Superior com uma das formações mais femininas de todos os tempos, e  que tem uma qualidade técnica, tanto dela quanto das demais conselheiras eleitas, e do colega conselheiro que certamente vai elevar aquilo que o colegiado vai produzir nos próprios dois anos”, enfatiza.

A respeito das prioridades na condução da Corregedoria, a corregedora eleita, que foi por quatro anos auxiliar do órgão, apontou a reestruturação como o grande pilar da gestão. “Temos inúmeros desafios, principalmente com a reestruturação da Corregedoria, para que consigamos alcançar os defensores em sua maioria, porque somos hoje 405, e a Corregedoria precisa ser alimentada e ampliada. Outro aspecto focado será a preparação dos defensores recém ingressos na carreira. Buscar uma preparação mais aprofundada, com um tempo maior, para que eles se sintam próximos e à vontade para questionar e aprender”, afirmou Janaína. 

Participaram também da sessão do Conselho Superior a subdefensora pública geral, Soraia Ramos; a ouvidora-geral, Naira Gomes; e as(os) novos(as) conselheiros(as) Flávia Apolônio, João Gabriel de Mello, Lavinie Eloah, Manuela Passos, Mônica Soares e Maria Auxiliadora Teixeira (Dora) [nomes por ordem alfabética]; a atual corregedora-geral Liliana Sena Cavalcante e a defensora Tereza Cristina, presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA.