COMUNICAÇÃO

Presos em delegacias de Guanambi são atendidos pela Defensoria Pública

19/02/2010 13:25 | Por

O atendimento a presos em delegacias é uma das prioridades da Defensoria Pública do Estado. Visitar as delegacias, inspecionar as condições estruturais, e verificar os casos que necessitam de atendimento são as atividades desenvolvidas pelos defensores. Na comarca de Guanambi, a 2ª Defensoria Regional conseguiu, em fevereiro, a liberação de cinco internos da Delegacia de Policia do município.

Os processos dos internos foram analisados pela defensora pública Lívia Sampaio, que identificou irregularidades nos prazos processuais e alternativas penais para os presos. Entre as ações peticionadas pela defensora estavam pedidos de liberdade provisória, prisão domiciliar, relaxamento de prisão e habeas corpus. Além do atendimento, a defensora também constatou a precariedade das condições de higiene e salubridade da delegacia.

"Realizamos visitas semanais para acompanhar as demandas processuais dos internos e verificar se existem irregularidades. É uma ação que ressalta a importância da garantia dos direitos fundamentais de todos os presos, especialmente o respeito a dignidade humana", enfatiza a defensora. Segundo Lívia Sampaio, uma reunião com o delegado e outras autoridades carcerárias do município está sendo planejada para o mês de março. O objetivo é discutir alternativas para a melhoria das condições de higiene na cadeia.