COMUNICAÇÃO

Prefeito de Capim Grosso e deputado Bobô visitam Defensoria e pedem instalação da Instituição no município

27/10/2021 17:22 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
Fotos: Ués Souza / Ascom Pref. Capim Grosso
Fotos: Ués Souza / Ascom Pref. Capim Grosso

Reunião ocorreu nesta quarta-feira, 21, na sede da DPE/BA, em Salvador

O prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, e o deputado estadual Bobô Tavares, estiveram presentes nesta quarta-feira, 21, na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Salvador, para uma reunião com o defensor público geral Rafson Ximenes. O encontro teve como objetivo expor a necessidade do município da Bacia do Jacuípe em contar com os serviços da Instituição.

Na atividade, o defensor público geral Rafson Ximenes explicou que a Defensoria está em processo de conclusão de um concurso público para poder convocar novos defensores públicos e defensoras públicas, porém, para isto acontecer, chegando em novas cidades do Estado, será necessário contar com um aumento do seu orçamento. 

Na avaliação do defensor-geral, é gratificante receber de um gestor municipal e de um integrante do legislativo baiano o reconhecimento da necessidade da população em poder ter acesso aos serviços da Defensoria. 

“Algo que me chamou muita atenção foi a fala do prefeito quando disse que não concorda que o povo fique dependendo de favor para conseguir acesso à Justiça. E é justamente isso o cerne da Defensoria Pública, o reconhecimento da dignidade da população. Isso passa pela consciência de que uma pessoa pobre precisa defender seus direitos com a mesma qualidade e dedicação que uma pessoa rica teria. E é para isso que serve a Defensoria”, avaliou Ximenes. 

Reunião

O defensor público geral também classifica como um grande responsabilidade da Defensoria o planejamento de como será realizado o crescimento da Instituição nos próximos anos para atingir o máximo de baianos com os serviços da DPE/BA

“Essa visita, que também contou com um deputado importante como o Bobô, mostra o quanto a Defensoria é importante e a responsabilidade que temos nas mãos de planejar bem o nosso crescimento. Espero que se evolua bastante essa conversa, para que a gente consiga em um futuro próximo levar a Defensoria à Capim Grosso, assim como a todas as cidades baianas”, completou.

Para o prefeito Sivaldo Rios, o encontro foi bastante proveitoso. O alcaide afirma que o pedido para que o serviço da Defensoria chegue em Capim Grosso visa cuidar das pessoas mais carentes que não tem acesso à justiça, uma demanda que vem crescendo na cidade.

“Levar a Defensoria para Capim Grosso é também uma forma de cuidar das pessoas. Acho esse deveria ser objetivo de todos que assumem um cargo público: cuidar especialmente daqueles que mais precisam”, destacou Sivaldo.

Expansão

Já o deputado estadual Bobô Tavares avalia como absolutamente necessária a expansão da Defensoria, não apenas para Capim Grosso, mas para outras regiões do Estado, pela relevância do trabalho prestado pela DPE/BA à população.

“A Bahia tem um déficit muito grande não só de defensores públicos, mas também de estruturas da Defensoria na nossa Bahia. Então nossa vinda aqui com o prefeito de Capim Grosso é justamente por conta da necessidade de atender àquela região, que junto a municípios próximos, como Quixabeira e São José do Jacuípe, atenderia uma população de cerca de 60 mil pessoas, sobretudo aqueles mais necessitados dessas cidades”, disse Bobô.

A reunião desta quarta-feira, 27, contou ainda com a participação do vereador de Capim Grosso, professor Ney, além do coordenador da Regionais da Defensoria, Walter Nunes, e do assessor de relações institucionais da Defensoria, Álvaro Gomes. Houve ainda a entrega de produtos produzidos pela Defensoria na educação em diretos à população, como, por exemplo, o livro de minicontos “Nossa Querida Bia”, eleito a melhor publicação especial do Sistema de Justiça em prêmio nacional.