COMUNICAÇÃO

Práticas exitosas da Defensoria são homenageadas em Congresso Nacional

21/11/2019 14:42 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Foram mais de dez ações inscritas pela DPE/BA

As práticas exitosas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foram homenageadas durante o XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), realizado de 12 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro. As práticas tiveram reconhecimento por meio do Anadep Inova, projeto da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos que visa incentivar a participação das defensoras e defensores públicos no Prêmio Innovare, maior premiação nacional da área jurídica.
Foram mais de dez práticas inscritas pela DPE/BA que abarcam diversas áreas do direito, entre elas a Unidade Móvel de Atendimento (UMA), que leva atendimentos jurídicos para as cidades mais distantes da Bahia; o Sistema de Planejamento e Expansão da Defensoria Pública (SIPED), que permite identificar os lugares que mais precisam de defensores públicos; o Pop Rua, projeto voltado para auxiliar pessoas que vivem em situação de rua; assim como projetos voltados para juventude, população carcerária e mediação de conflitos.
A prática “Estágio Especial”, também idealizada por defensores públicos da DPE/BA, além de receber a homenagem, conquistou o segundo lugar no concurso nacional de práticas exitosas da Anadep e é uma das finalistas para o Prêmio Innovare deste ano. A ação visa  inserção de adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista – TEA no programa de estágio da DPE/BA.
Para o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, todos os projetos mostram o quanto a DPE/BA se preocupa em produzir ações em benefício do povo. “É muito bom ver que a Defensoria Pública voltou a brilhar e tem muitas ações a serem apresentadas ao resto do país. Tanto a premiação nacional da Anadep quanto a do Innovare são importantes, porém, mais importante que ser reconhecido, é ver o quanto a instituição tem crescido e se preocupado em servir o povo”, declara.
O defensor-geral completa ainda que “o fato das práticas serem consideradas como exitosas já é um prêmio muito grande para nós, e não tem prêmio maior do que saber que um cidadão baiano está sendo bem assistido pela nossa instituição”, finaliza.
No total, 121 defensoras e defensores públicos autores de 75 práticas inscritas de todo Brasil, receberam a homenagem.