COMUNICAÇÃO

‘Pop Rua em Movimento’ leva atendimento da Defensoria para pessoas em situação de rua em um dos largos de Salvador

12/05/2021 16:31 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O destino foi o Largo dos Mares e a iniciativa provou que a atuação da Defensoria faz a diferença na vida das pessoas

Conhecido como um dos locais que mais concentram pessoas em situação de rua na capital baiana, o Largo dos Mares foi o destino escolhido pelo projeto ‘Pop Rua em Movimento’ para levar, presencialmente e seguindo os protocolos para evitar a disseminação do coronavírus, o atendimento multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na noite desta segunda-feira, 10.

O relógio marcava 16h30 quando, em meio a tantos veículos que circulam no local, a parada de um deles foi especial: a van da Defensoria trazia uma das defensoras públicas, assistente social, analistas jurídicos e estagiários que fazem parte do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da População em Situação de Rua – Núcleo Pop Rua para realizar os atendimentos, identificar as necessidades e fazer os encaminhamentos necessários.

“A essência do atendimento do Núcleo Pop Rua é estar próximo da população em situação de rua e o projeto Pop Rua em Movimento vem cumprindo esta tarefa com muito comprometimento e responsabilidade. Tenho buscado acompanhar as itinerâncias e toda vez que vou às ruas vejo a importância e a imprescindibilidade da nossa atuação”, ressaltou a coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, da qual o Núcleo Pop Rua está vinculado, Eva Rodrigues.

“Conhecer, saber e sentir na pele”

Assim como a Defensoria está sempre atenta e conhece de perto a realidade da população em situação de rua, também participaram da roda de conversa no meio da praça: o Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPSR – na Bahia, o Fórum das Catadoras e Catadores de Rua em Situação de Rua da Bahia e o grupo Rango da Paz, que, além de arrecadar e oferecer refeições para as pessoas em situação de rua da capital, também dá orientações nutricionais.

Trazendo a sua experiência de já ter vivido em situação de rua, a coordenadora do MNPSR na Bahia, Maria Sueli Sobral, lembrou o quanto é importante a iniciativa do ‘Pop Rua em Movimento’ da Defensoria, que leva o atendimento para perto desta população, escuta suas demandas e procura solucioná-las.

“Eu saí da situação de rua. Eu sei que, muitas vezes, a sociedade prefere julgar e criminalizar do que conhecer, saber e sentir na pele que estar em situação de rua não é fácil para ninguém. Quem está na rua não está porque quer, mas foi alguma coisa que aconteceu para isso e a Defensoria sabe disso, tem este olhar específico e esta escuta tão qualificada que traz informação, orientação e resolução das demandas”, relatou a coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPSR – na Bahia, Maria Sueli Sobral.

Sueli, como é mais conhecida, também lembrou o quanto a pandemia causada pelo novo coronavírus agravou, ainda mais, a vulnerabilidade das pessoas que vivem em situação de rua e como o acesso à informação e aos espaços e serviços públicos ficaram ainda mais difíceis. “É aí que a Defensoria faz a diferença, está sempre junto conosco nesta luta e vem fazer este atendimento na rua”, agradeceu.

Quem também trouxe sua experiência como catadora de materiais recicláveis e concordou que este atendimento de perto faz toda a diferença foi a coordenadora do Fórum das Catadoras e Catadores de Rua em Situação de Rua da Bahia, Annemone Santos. “Sabemos que a catação de materiais recicláveis é o único meio de sobrevivência de muitos que estão aqui e que a situação de rua é fruto de uma desigualdade social e econômica. Estamos aqui para fortalecer esta luta, trazer a garantia de direitos, falar da necessidade de políticas públicas e pensar nas possibilidades de trabalho e renda. Organização, luta e resistência”, incentivou Annemone.

No final da itinerância, o grupo Rango da Paz mostrou (e postou em uma de suas redes sociais) o quanto a união faz a força e a solidariedade é fundamental neste período de pandemia. “É uma união de esforços para levar muito mais que assistência material. É levar perspectivas e possibilidades. É um trabalho de formiguinha, mas a gente se doa com a maior satisfação”, declarou o grupo.

Programação

De acordo com a programação deste mês de maio, o ‘Pop Rua em Movimento’ ainda visitará no próximo dia 19 uma Unidade de Acolhimento Institucional – UAI para fazer a escuta da população que está acolhida no local de maio e, no dia 24, à noite, será a vez de realizar um novo atendimento itinerante no bairro de Itapuã.