COMUNICAÇÃO

Plano Estratégico da Defensoria Pública da Bahia 2016-2026 é lançado

09/09/2016 16:07 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Livro é primeiro produto do planejamento estratégico da instituição para os próximos 10 anos

Como será o amanhã? Como atuaremos? A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve nos últimos 11 meses planejando estrategicamente sua atuação para o futuro e, na manhã desta sexta-feira, 09, o primeiro produto deste trabalho foi lançado: o livro Plano Estratégico 2016-2026 da instituição. O evento reuniu defensores públicos estaduais de diversas comarcas, servidores e representantes de órgãos do Estado no auditório da Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia.

Para o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, planejar estrategicamente o futuro significa a possibilidade encontrar assertivamente caminhos para alcançar os sonhos e as iniciativas pensadas para a Defensoria baiana. "O papel da Defensoria Pública, portanto, a partir do Plano Estratégico deixa de ser meramente de assistência jurídica e passa a ser desencadeador de uma cidadania emancipatória", declarou. Clériston de Macêdo agradeceu ainda o coordenador do grupo de controle, subdefensor público geral, Rafson Ximenes, pelo seu papel na elaboração do planejamento. "Temos consciência do desafio imenso que se coloca diante de nós, mas a construção coletiva desse Plano Estratégico certamente conduzirá a Defensoria Pública ao aperfeiçoamento da gestão", complementou.

Otimizar o atendimento ao cidadão é o objetivo específico central da Defensoria baiana no mapa estratégico. De acordo com o coordenador do grupo de controle e subdefensor público geral, Rafson Ximenes, esse objetivo representa a ideologia da Defensoria Pública que põe no centro das suas preocupações o melhor atendimento ao cidadão. "Assim, nós temos um mapa com excelente potencial de orientação. […] É também uma formidável representação. Todos os defensores e servidores precisam se ver neles. Cada projeto, cada pedido deve ser pensado dentro desta representação e desse guia. Isso não é um mapa de gestão. É um mapa de instituição. É política de Estado e não de governo", definiu. O subdefensor geral também aproveitou para agradecer aos servidores que integraram o grupo de controle do planejamento estratégico: Aline Couto, Diogo Costa, Francisco Rebelo, Graziela Oggioni, Maria Rosa Santos e Thales Almeida.

Além do foco no atendimento ao cidadão, outros objetivos específicos trazidos no são são promover ações de inclusão social, interiorizar a gestão da Defensoria Pública e adequar o quadro de pessoa à missão institucional. O método Grumbach utilizado para construir o planejamento estratégico da Defensoria Pública foi apresentado pelo consultor Marco Garrido, da empresa Brainstorming, responsável pela consultoria. "Confere legitimidade externa quanto interna uma vez que todos os defensores públicos e servidores são convidados a participar; e também consultamos especialistas e sociedade para nos ajudar", explicou Garrido.

NOVO CICLO

A corregedora-geral da DPE, Maria Auxiliadora Teixeira, destacou que a iniciativa em planejar a próxima década da instituição é um passo para que a visão da Defensoria Pública – Ser referência nacional na defesa dos direitos individuais e coletivos dos vulneráveis – seja concretizada. "Temos de considerar o planejamento estratégico como um marco incomensurável. Este meticuloso diagnóstico da Defensoria Pública do Estado da Bahia é uma importante ferramenta para gestão pública transparente e eficiente. Para garantir a eficácia e a eficiência desse planejamento estratégico, os gestores devem, em primeiro lugar, ser comprometidos e envolvidos com o processo", orientou a corregedora-geral da DPE, Maria Auxiliadora Teixeira.

Já a ouvidora-geral da Defensoria baiana, Vilma Reis, aproveitou o ensejo para salientar a necessidade de adequação do quadro de pessoal da Defensoria Pública, um dos objetivos específicos já traçados pelo Plano Estratégico. "Para nós, hoje, é um dia de celebração, um dia de festa. É um dia de ficarmos de pé e com orgulho dessa instituição. Que esse momento sirva para inspirar a própria Seplan, a Saeb – [Secretaria de Administração do Estado], a Secretaria da Fazenda e o nosso governador para termos muito mais força e fazermos o primeiro concurso de servidores dessa instituição, que completou honrosamente 30 anos porque são esses servidores e servidoras que sedimentarão uma cultura institucional para podermos efetivamente implementar o plano estratégico", disse.

Para a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, Ariana Sousa, o livro que registra o planejamento estratégico dos próximos 10 anos da DPE baiana não só guiará os passos da Administração da instituição, como também tornará a gestão mais transparente e compreensível para a toda população. "Estamos vivendo momento peculiar na Defensoria Pública da Bahia. As lutas e batalhas de hoje travam passos importantes para o futuro da instituição. Por isso que o pensar de forma estratégica deve fazer parte da nossa rotina para cada decisão ou posicionamento que tomamos e o que estamos celebrando hoje é justamente isso: a nossa instituição parou para pensar onde queremos chegar, qual futuro nós queremos para a Defensoria Pública da Bahia", comemorou.

Também participaram do evento o representante da Polícia Militar, major Paulo Cunha e major Lucius Monteiro; o representante do reitor professor João Carlos Salles Pires da Universidade Federal da Bahia, assessor Frederico de Souza; e o representante do Tribunal de Justiça, juiz auxiliar da Corregedoria do TJ/BA, Jonny Santos.