COMUNICAÇÃO

Plano Bresser: DPE ingressa ação civil pública

31/05/2007 21:06 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia ingressou ontem, quinta, 31 de maio, no Fórum Ruy Barbosa, com uma ação civil pública contra nove bancos que atuam em Salvador para garantir a correção das perdas referentes ao Plano Bresser. Foram acionados Banco do Brasil, Itaú/Bank Boston, Unibanco, HSBC Bamerindus, Banco do Nordeste, CityBank, Real/ABN Amro Bank, Bradesco/Baneb e Bilbao Viscaya/Econômico em liquidação extrajudicial.

Segundo a Defensora Fabiana Almeida Miranda, subcoordenadora dos Juizados Especiais, os poupadores baianos da classe menos privilegiada que não ingressaram com processo para correção das diferenças terão esse direito garantido, em caso de vitória na Justiça. Após a decisão coletiva, os que perderam o prazo (que finalizou ontem) poderão procurar a Defensoria.

Os núcleos de Defesa do Consumidor e do Idoso, localizados na sede da instituição (Canela), estiveram lotados nos últimos dias por causa do fluxo de pessoas que solicitou o ingresso de ação referente ao caso. Foram, no total 118 atendimentos e 95 ações individuais ajuizadas através da Defensoria.