COMUNICAÇÃO

Percepções sobre deficiência e necessidades especiais serão identificadas no IV Censo da Defensoria

21/09/2022 11:34 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Formulário eletrônico será aplicado entre os dias 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e 11 de outubro

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, está lançada a IV etapa do Censo da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DP/BA para identificar percepção do público interno sobre questões de deficiência e necessidades especiais na Instituição. Os dados serão coletados até o dia 11 de outubro por meio de questionário eletrônico disponibilizado por e-mail para estagiários(as), servidores(as) e defensores(as) públicos(as) da Instituição.

Além do perfil socioeconômico, o formulário eletrônico questiona, entre outros pontos, se a pessoa tem deficiência, se solicitou reserva de vagas em concursos e processos seletivos, se percebe a representatividade na DPE/BA, se já vivenciou situações constrangedoras no ambiente de trabalho. Outro ponto questionado foi se, em razão da deficiência, estas pessoas já vivenciaram reações negativas por parte de assistidos e integrantes do sistema de justiça.

“Queremos descobrir quais são as nossas limitações a fim de trabalhá-las e diminuir as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência na nossa instituição. Com o resultado da pesquisa, teremos um norte para o desenvolvimento de políticas institucionais, bem como implementar infraestrutura adequada rumo a uma Defensoria mais inclusiva”, explicou o defensor público geral, Rafson Ximenes.

Defensora pública assessora especial de gabinete, que ingressou na carreira por meio de reserva de vagas para pessoas com deficiência e participou da elaboração do questionário, Fernanda Morais apresentou o seu ponto de vista sobre a importância de investigar a fundo este tema na Instituição.

“Além da visibilidade que é dada às necessidades das pessoas com deficiência que integram a comunidade institucional, a obtenção desses dados viabilizará a adequação da nossa política interna de acessibilidade à nossa realidade, bem como a realização das melhorias estruturais”, complementou Fernanda Morais.

A elaboração do IV Censo da DPE/BA contou ainda com contribuições das defensoras públicas Nathiele Pereira, atuante em Itabuna, que também ingressou na carreira por meio de cotas para pessoas com deficiência, além de Cláudia Ferraz e Bianca Ribeiro, atuantes na Especializada de Direitos Humanos que lidam diretamente com a temática.

Com a realização desta pesquisa, fecha-se o ciclo de quatro etapas do Censo da Defensoria Pública do Estado da Bahia, o qual foi aplicado de forma inédita em outubro de 2020, após 35 anos de existência da Instituição. O objetivo foi identificar inicialmente o perfil da equipe da DPE/BA e questões ligadas à percepção de cor e raça na Instituição e no sistema de justiça.

A segunda etapa visou identificar questões de gênero e situações de machismo vivenciadas internamente e externamente, seguida pela terceira etapa, voltada para mapear população LGBT+ dentro da Defensoria Pública e compreender a percepção sobre esta questão, do público interno da DPE/BA, em outras instituições do sistema de justiça.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Aplicação do IV Censo da Defensoria Pública da Bahia

QUANDO: de 21/09 a 11/10

ONDE: Formulário eletrônico aplicado por e-mail