COMUNICAÇÃO

Paternidade Responsável: Defensoria Pública leva exame de DNA aos bairros

07/08/2009 1:25 | Por

Sensibilizar ainda mais homens e chamá-los à responsabilidade de ser pai. É com esse intuito que a Defensoria Pública da Bahia dá início à fase itinerante da Ação Cidadã - Sou Pai Responsável, que será lançada nesta sexta-feira (7), às 15h, no auditório da Escola Superior da Defensoria (ESDEP), no Canela, em homenagem ao Mês dos Pais. Nesta primeira atuação, a Ação Itinerante visitará os bairros do Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Liberdade, cujas lideranças comunitárias sinalizaram grande demanda neste tipo de serviço. Já na primeira visita, no Nordeste, próximo dia 15, a Ação pretende mobilizar cerca de 500 pessoas.

A fase itinerante levará defensores públicos aos bairros nos sábados (Nordeste -15, Bairro da Paz - 22 e Liberdade - 29/08), a partir das 9h, quando farão o primeiro atendimento às mães e aos pais que querem a confirmação da paternidade de seus filhos. Nestes dias, após a mediação entre as partes, serão enviadas cartas-convite aos supostos pais, para que após uma semana, seja feita audiência com o exame de DNA naqueles que ainda desejarem a confirmação. A partir daí, a Defensoria retornará aos bairros com os resultados dos exames, quando também serão dados os encaminhamentos necessários junto às famílias.

"Na entrega dos resultados, a Defensoria estará ao mesmo tempo nos três bairros, para que seja dada a confirmação ou negatória da paternidade. Esta itinerância tem o intuito de aproximar ainda mais esta Ação do grande público, com o objetivo de buscar a solução de conflitos entre familiares e assegurar os direitos da criança ou adolescente de ter um pai", pontuou a subcoordenadora da Defensoria Especializada de Família e coordenadora do Programa de DNA da Defensoria, Rosane Assunção. Todos os atendimentos serão feitos nos próprios bairros, que serão ampliados posteriormente.

Ação - Mais de 1.100 homens já atenderam ao chamado da Defensoria Pública para assumirem a responsabilidade se ser pai, de janeiro a junho deste ano. De acordo com a subcoordenadora, Rosane Assunção, em Salvador e Região Metropolitana, excetuando o município de Lauro de Freitas, foram realizados cerca de 300 exames de DNA de janeiro a junho deste ano. No interior, a Ação Cidadã realizou cerca de 800 exames. Esta Ação é permanente em todos os postos de atendimento da Defensoria Pública e é gratuito.

CRONOGRAMA:

Primeiro atendimento:

Nordeste de Amaralina - 15/08 Bairro da Paz - 22/08 Liberdade: 29/08

Exame de DNA:

Nordeste de Amaralina - 21/08 Bairro da Paz - 28/08 Liberdade: 04/09

Resultados:

Dia 9/10 nos três bairros