COMUNICAÇÃO

Paternidade participativa é defendida durante Seminário

26/07/2008 1:00 | Por

A participação do pai na formação do caráter do filho e a experiência da Ação Cidadã - Sou Pai Responsável da Defensoria Pública foram destacadas no I Seminário "Homens também cuidam", realizado no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, na última terça, 22. O debate, promovido pela Prefeitura de Salvador, contou com a presença da subcoordenadora do núcleo de família da instituição, defensora Rosane Melo.

Rosane, que fez um breve retrospecto da Defensoria, ressaltou a importância da paternidade participativa na vida da criança e afirmou ser um direito o reconhecimento de paternidade. Ela informou que a DPE disponibiliza gratuitamente o teste de DNA para homens que têm dúvida sobre a paternidade. "Já realizamos 111 exames em 2008", disse.

O trabalho é realizado durante todo o ano, mas é intensificado no mês de agosto por causa do Dia dos Pais. "Nesse período o trabalho de conscientização é bem mais eficaz, pois aumenta o número de pais que reconhecem seus filhos", confessa a defensora.
Além do exame, Rosane garantiu que o mais importante é convidar os pais a participarem ativamente da vida do filho. "Não basta só registrar. É preciso participar", afirma. A partir do próximo dia 1ª o atendimento será dedicado exclusivamente a esses casos que envolvem ações judiciais e extrajudiciais.

O professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Samuel Vida, acredita que a inserção do homem no âmbito familiar desencadeia um novo modelo "civilizatório". Para ele, tanto o homem quanto a mulher devem compartilhar ações a partir da distribuição de responsabilidade e do entendimento do processo.

De acordo com Elizeu Chaves, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a gravidez não planejada crescerá em 40% nos próximos 15 anos. Em sua avaliação, os homens são os maiores responsáveis por esta situação. "Somente este ano mais de 290 mil mulheres morreram por causas relacionadas à maternidade", informou.

Durante todo o dia aconteceram várias palestras que abordaram temas como a relação de cuidado, paternidade participativa, direitos, saúde sexual e reprodutiva.