COMUNICAÇÃO

Parceria com o SineBahia capacitará vítimas de violência doméstica em Salvador

09/11/2009 22:46 | Por

Com o objetivo de promover a reinserção no mercado de trabalho de mulheres vitimas de violência doméstica, a Defensoria Pública do Estado realizou nessa segunda-feira, 9, uma reunião com o Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). A idéia é promover a participação de assistidas em cursos de capacitação e qualificação profissional.

A iniciativa busca oferecer vagas às mulheres vitimas de violência doméstica nos cursos oferecidos pelo órgão, como Telemarketing, Qualidade de Atendimento, Técnicas de Venda, Informática e Técnicas de Redação. Além dos cursos de qualificação, a parceria busca também oferecer palestras de orientação para o trabalho na própria Vara de Violência Doméstica e Familiar.

A previsão é de que 30 vagas sejam ofertadas mensalmente. As participantes serão selecionadas entre as assistidas da Defensoria, de acordo com o perfil de cada uma. Para as palestras, que acontecerão uma vez no mês, o acesso é livre para as mulheres atendidas na Vara.

"Nós queremos tirar essas mulheres do ciclo de violência em que elas se encontram, uma vez que muitas delas são dependentes financeiramente. Além de ser um passo importante para elevar a auto-estima delas", ressalta a defensora Cristina Ulm, que atende na Vara de Violência Doméstica e Familiar.

A idéia surgiu da defensora juntamente com as assistentes sociais Jaqueline Soares e Andréia Brito, que integram a equipe multidisciplinar da Vara. Na reunião, também estavam presentes o gerente da unidade de Salvador, Joviniano Queiroz, e a supervisora de Qualificação, Soan Petrovich.

Segundo a defensora, os dirigentes do órgão estadual se mostraram muito receptivos à proposta. "Eles se mostraram sensibilizados com a causa que defendemos, de proteção e valorização da mulher", afirmou.