COMUNICAÇÃO

Parceria com Neoenergia vai garantir redução de custos à Defensoria

20/12/2023 9:30 | Por Priscilla Dibai

Termo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições vai possibilitar energia limpa e economia de 190 mil reais à Defensoria.

Em uma parceria inédita, a Defensoria Pública do Estado da Bahia firmou, nesta segunda-feira (18), termo de cooperação técnica com a Neoenergia Coelba, a fim de promover a implementação de placas solares em unidades da instituição, reduzindo custos e modernizando as instalações públicas. O documento foi assinado pela defensora pública geral, Firmiane Venâncio, e pelo presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

A DPE/BA será contemplada com a doação de até 220 megawatt de energia limpa por ano. A medida beneficia unidades da capital e do interior, e representa uma economia anual de R$ 190 mil à Defensoria. A parceria foi possível em função do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Para a defensora-geral, Firmiane Venâncio, o termo de cooperação atende à necessidade da Defensoria de aproveitar melhor os seus recursos e implementar o Plano de Expansão da instituição de forma sustentável. “Temos um orçamento ainda muito reduzido, então, todas as vezes que iniciativas como essa são possíveis, isso descomprime o nosso orçamento. É a sustentabilidade aliada à racionalização dos gastos. Isso nos possibilita investir cada vez mais no atendimento à população”, afirmou.

O presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, celebrou o termo de cooperação e informou que a empresa investiu R$ 670 mil na parceria. “Além da questão da sustentabilidade e do meio ambiente, o principal benefício desse termo é a redução do custeio com energia, de modo que sobra mais recurso para que a Defensoria amplie o serviço prestado ao público. É a contrapartida da Neoenergia para a sociedade”, comentou. O presidente do TCE-BA, Marcus Presidio, também participou do ato de assinatura, o órgão também firmou parceria com a Neoenergia.