COMUNICAÇÃO

Palestrantes de Conferência ressaltam importância da Defensoria na luta pelos direitos dos idosos

26/07/2011 20:58 | Por

Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil. É este o tema da 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado da Bahia que teve início ontem (25) no auditório Xangô, no Centro de Convenções da Bahia. Com a mesa formada por personalidades, como a presidente do Conselho Nacional do Idoso, Karla Giacomin, o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, o secretário da saúde, Jorge Solla e o deputado federal, Nelson Pelegrino, foram discursados assuntos relacionados ao modo de vida da pessoa idosa, assuntos esses pautados e defendidos pelo Núcleo do Idoso, da Defensoria Pública da Bahia.

De acordo com Karla Giacomin, o intuito da Conferência é apoiar o direito de envelhecer com dignidade, debatendo direito dos 21 milhões de idosos de ponta a ponta do Brasil. Além disso, o evento vai discutir os temas propostos pelo Conselho Nacional e eleger delegados representantes da sociedade civil para representar a Bahia onde juntamente com outros Estados vão tentar resolver a situação da pessoa idosa no país. Após isso, será enviada uma carta à Presidência da República para ser implementada políticas públicas, ou dando sugestões para facilitar implementação dos direitos da pessoa idosa que já está amplamente garantido na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso.

Com o auditório repleto de idosos interessados em saber mais sobre os seus direitos e das novidades relacionadas ao futuro deles, Karla Giacomin explanou que aquele momento era um manifesto da população idosa que quer ter o direito de envelhecer com qualidade, além do quê o direito da pessoa idosa tem sido pouco respeitado. "Entra e sai governo e a população idosa não é pautada com relação às políticas públicas de melhorias de vida dessa sociedade", disse Karla.

Aproveitando o discurso, Karla relatou a importância do trabalho da Defensoria Pública da Bahia na luta a favor dos direitos dos idosos. "É um órgão muito necessário no contexto de desigualdade social, acesso à justiça para aqueles que não têm a condição de arcar com custos judiciais", falou. "No caso da população idosa, a gente vê a Defensoria Pública da Bahia incluir grande parcela do idoso que não está inserido na sociedade, dando a ele a devida importância", completou.

Na abertura da Conferência o secretário da saúde do estado, Jorge Solla, falou sobre o atendimento aos idosos da Bahia e destacou a precariedade dos hospitais que não têm os recursos necessários para acolhimento devido aos idosos. "Os idosos somam mais de 8% da população baiana e a tendência é ampliar a participação dessa população de faixa etária na sociedade brasileira. Mas nossa sociedade, inclusive nossos hospitais, não estão preparados para lidar com população tão grande. Todos os hospitais devem estar preparados, pois daqui a 20 ou 30 anos essa população irá dobrar", ressaltou Solla, afirmando ainda que a Defensoria Pública Estadual pode continuar ajudando na organização de políticas públicas com um olhar mais preocupado voltado para a população idosa.

O deputado estadual Nelson Pelegrino ressaltou a importância da Conferência e do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública da Bahia. Para ele, o Núcleo tem ganhado cada vez mais relevância na luta a favor dos direitos dos idosos e fez um apelo pela regularização dos Centros Sociais Urbanos da Capital, fator este que os defensores públicos do estado têm fiscalizado com rigor.

Ao final das exposições, a defensora pública Walmary Pimentel, presente no evento, afirmou que o sentimento, muitas vezes, é de decepção e insatisfação, pois a cada conferência os problemas são os mesmos e não há melhoria no atendimento da saúde, transporte, segurança pública, por exemplo, para os idosos. "Estamos buscando, a cada dia, fortalecer o trabalho da Defensoria na proteção à pessoa idosa para que possamos contribuir com os demais parceiros no fortalecimento e no respeito à dignidade de pessoa humana", lamentou Walmary.

A 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado da Bahia continua nos dias 26 e 27, com início às 8h30, nos auditórios Xangô, Centro de Convenções da Bahia.