COMUNICAÇÃO

Palestra sobre autoestima para custodiadas em Feira de Santana

06/04/2009 22:40 | Por

A autoestima como um fator de libertação e de vitória. Este foi o principal enfoque da palestra ministrada pelo psicólogo clínico Eliezer de Araújo, promovida pela 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana em comemoração ao mês da mulher, para as cutodiadas do conjunto penal de Feira de Santana.

O psicólogo parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa de promover a palestra, ocorrida no último dia 25 de março. "É de grande necessidade essa ajuda que foi passada para essas mulheres, que normalmente vivem sem nenhuma perspectiva. Isso é um princípio de autovalor, já que um dos verdadeiros sentidos do ser humano é a autoestima", afirmou.

Araújo explicou, durante a palestra, que a autoestima é o conceito que cada um tem de si mesmo, a partir dos seus sentidos. Trata-se, portanto, de uma vivência íntima, isto é, o que cada um pensa e sente sobre o seu próprio valor e respeito e não o que os outros pensam. De acordo com o psicólogo, a autoestima corresponde à autoconfiança dada à capacidade de pensar para enfrentar os desafios naturais e básicos da vida.

Ele também levantou a questão de que é possível elevar a autoestima e obter vitória, ressaltando que, para isso, é necessária a valorização de si mesmo e que, muitas vezes, o conceito mais importante sobre prisão e liberdade está dentro da própria pessoa. O psicólogo enalteceu ainda a grande responsabilidade do propósito da palestra e da Defensoria de ver as custodiadas como pessoas incluídas e nunca excluídas do processo social.

Para a subcoordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, Liliane Miranda do Amaral, o evento foi muito bom. Após a palestra, ela fez um breve relato da evolução dos direitos da mulher. "Hoje, a mulher tem um espaço garantido e delimitado na legislação constitucional e intraconstitucional", defendeu. O diretor do conjunto penal de Feira, Edmundo Memere Dumet, também esteve presente.

Sobre o palestrante- Eliezer de Araújo é bacharel, mestre em Teologia e doutor em Divindade. Além disso, é filósofo e licenciado em Psicologia e bacharel com formação em Clínica Psicológica. Atualmente, é psicólogo clínico em Feira de Santana.