COMUNICAÇÃO

Palestra abordará acesso à Justiça no 12º Congresso da ONU

15/04/2010 21:37 | Por

Acesso à Justiça para o estrangeiro acusado de tráfico de entorpecente. Esse será o tema da palestra do defensor público Daniel Nicory, no 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), no Centro de Convenções, em Salvador, das 12h às 14h. O evento, que começou na segunda-feira, dia 12, e segue até o próximo domingo, dia 18, tem como proposta discutir "Estratégias Globais para Desafios Globais: A Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal num Mundo em Transformação".

"O problema dos estrangeiros presos na Bahia sob envolvimento com o tráfico de entorpecentes é relativamente freqüente e, por isso, merece toda atenção da Defensoria. Essas pessoas ficam no sistema prisional sem que nenhum familiar ou amigo os procure e, portanto, os defensores só têm conhecimento de sua existência quando vão ao estabelecimento penal", pontua Daniel Nicory. O defensor tratará ainda do modelo de Defensoria Pública como exemplo de boa prática no que tange às questões referentes ao estrangeiro processado. A discussão, no sábado, faz parte do painel organizado pela Faculdade Baiana de Direito, integrando o Espaço da Agenda Auxiliar.

Até o final do evento, está prevista participação de chefes de Estado, destacando-se a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Mais de 4 mil pessoas, oriundas de 150 nações, participam do Congresso.