COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública se reúne com Grupo Operativo

07/03/2017 19:54 | Por Daniel Alcoeres Gramacho DRT/BA 3686 (Texto e Foto)

A reunião estadual aconteceu hoje, 7, na Casa Betânia, em Itapuã

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu hoje, 7, na Casa Betânia em Itapuã, com integrantes do Grupo Operativo para ouvir a demanda dos representantes espalhados pelo interior do Estado, onde a Defensoria baiana está presente, bem como para apresentar a organização responsável pelo próximo processo eleitoral de composição do Grupo Operativo e compartilhar experiências visando o aprimoramento da atuação do grupo.

A ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, apresentou ao coordenador executivo das regionais, Walter Nunes Fonseca Júnior, a principal reivindicação dos integrantes do Grupo Operativo: a atuação regional da Defensoria Pública, fazendo com que uma comarca passe a abranger outras comarcas do entorno, devido à carência de assistência jurídica gratuita nessas regiões.

Entre as principais questões colocadas pelos integrantes do Grupo Operativo está a necessidade de se fazer conhecer, enquanto integrante da instituição, perante os órgãos públicos e dentro da própria instituição, principalmente no interior. De acordo com relato dos integrantes do grupo, tem defensores públicos que os acolhem bem, e outros que os desconhecem.

Vilma Reis considerou que o aspecto mais importante da reunião é poder ouvir as pessoas que estão mais próximas da população, no dia a dia da cidade. "Elas podem ouvir as reivindicações e passar, tanto para os subcoordenadores, como para quem estiver à frente do processo na Defensoria nas cidades, e demandar coisas que de outra forma a instituição nem ficaria sabendo", pontuou a ouvidora-geral.

Walter Nunes destacou a importância do Grupo Operativo e o fato de a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública ser exercida por alguém da sociedade civil. Segundo ele, desta forma, é possível evitar eventuais corporativismos e ter uma ouvidoria mais efetiva. "Vamos precisar muito de vocês para multiplicar o conhecimento sobre as conferências públicas do orçamento participativo, que vamos fazer novamente este ano", conclamou o coordenador das regionais.

Nos dias 13 e 14 deste mês a Ouvidoria Cidadã será a anfitriã da Reunião Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública.