COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Cidadã: Comunidades tradicionais de Boipeba denunciam violações de direitos em Audiência Pública

29/04/2022 14:42 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Mais de 200 pessoas se reuniram no Centro Comunitário de Boipeba na última terça-feira, 27

Filho e neto de pescadores, Mariano é mergulhador amador e a atividade pesqueira e o turismo de base comunitária em Moreré são as suas principais fontes de sobrevivência. Nos últimos anos, ele tem observado a comunidade pesqueira da região diminuir em razão de algumas violações de direitos, como o cercamento ilegal do território por empresários. “A gente tá sendo limitado de todos os jeitos, principalmente no mar. Eu tive que ir migrando de profissão porque era impedido de ir ao mangue, por exemplo”, denuncia.

A situação relatada por Mariano não é exclusiva e isto pôde ser observado durante a tarde da última quarta-feira, 27, quando aproximadamente 200 moradores de comunidades tradicionais das ilhas de Boipeba e Tinharé, pertencentes ao município de Cairu na Costa do Dendê, lotaram o Centro Comunitário de Boipeba para serem ouvidos na audiência pública sobre Garantia dos Direitos Territoriais e Socioambientais das Comunidades Tradicionais da Ilha de Boipeba. 

O evento partiu de uma demanda local, comunicada em visitas técnicas realizadas pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, atuando em conjunto com outros órgãos que compõem o Grupo de Trabalho Interstitucional do Baixo Sul, como a Defensoria Pública da União – DPU , universidades (UFRB, IF Baiano e Uneb), União de Negros e Negras pela Igualdade – Unegro, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado  -Inema e Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP.

Saiba mais em reportagem completa no site da Ouvidoria Cidadã