COMUNICAÇÃO

Núcleo da Defensoria garante atendimento psicossocial

30/11/2010 18:42 | Por

Aprimorar, a cada dia, o serviço de assistência social e psicológica prestada aos assistidos da Defensoria Pública da Bahia. Esse tem sido um dos principais objetivos do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nape) da Instituição, criado com o objetivo de promover esse tipo de atendimento ao cidadão quando a demanda ultrapassa o âmbito jurídico. Em atividade há cerca de dois meses, o Nape funciona, diariamente, a partir das 8h, na Casa de Acesso à Justiça I, na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 313.

As demandas são encaminhadas pelos defensores públicos aos profissionais do Núcleo, que identifica o tipo de tratamento que será dado a cada assistido. A equipe de trabalho atualmente é formada por quatro assistentes sociais, dois psicólogos e dois técnicos administrativos, que avaliam caso a caso, faz um diagnóstico da situação em conflito - sempre priorizando a mediação e o diálogo - e dar os encaminhamentos profissionais necessários. As orientações da equipe multidisciplinar podem ir de mediações de conflito entre as partes a encaminhamentos para outros Centros de tratamento especializados.

Segundo a psicóloga, Alessandra Tranquile, responsável pela coordenação da equipe multidisciplinar no Núcleo, a atuação vai além das demandas jurídicas. "A maior procura refere-se à área de família e nosso cuidado maior é com as crianças e adolescentes, público mais vulnerável. Esse Núcleo de Atendimento Psicossocial passou a integrar a rede de serviços disponibilizados pela Defensoria, através das suas especializadas de atendimento , contribuindo na luta pela garantia dos direitos dos assistidos e pacificação dos conflitos", salienta.