COMUNICAÇÃO

Novo serviço de atendimento da Defensoria é lançado durante a Lavagem do Bonfim

15/01/2010 18:02 | Por
A tradicional festa de devoção do Senhor do Bonfim também foi palco, na última quinta-feira, 14, do lançamento do novo serviço de atendimento ao público da Defensoria Pública do Estado da Bahia. A Central de Relacionamento com o Cidadão, que responde ao Disque Defensoria 129 foi apresentada a toda a população durante o cortejo da Lavagem do Bonfim.

Já no primeiro dia de funcionamento pleno do serviço, a Central contabiliza cerca de 50 ligações. De acordo com a coordenadora do serviço, Laura Bezerra, "O atendimento se concentrou no período da manhã, quando estava sendo realizada a campanha de lançamento. As pessoas ligavam buscando orientação aos seus processos e muitas parabenizaram pelo novo serviço", afirma.

Ainda segundo a coordenadora, as principais dúvidas e informações foram na área de Família, relativo a questões como alimentos, separação e divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável. Com o novo serviço, o assistido também é orientado sobre as formas de agendamento e o andamento dos processos já abertos na instituição.

Cortejo Desde às 8h, uma equipe de 50 pessoas da Defensoria, entre defensores, servidores e estagiários, participaram do cortejo orientando a população sobre o novo serviço de acesso à justiça. Duas unidades móveis de atendimento foram posicionadas em pontos estratégicos do percurso para tirar dúvidas da população.

Segundo a defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida, a participação da Defensoria no cortejo foi um sucesso. "Foi um momento em que os cidadãos e cidadãs puderam estar mais próximos à Defensoria, que é a proposta do novo serviço. A receptividade foi ótima, as pessoas compreenderam que o objetivo é dar maior celeridade à busca do assistido, uma vez que ele já poderá diminuir suas idas aos locais de atendimento".

O Disque Defensoria é uma conquista do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), presidido pela defensora pública geral da Bahia, Tereza Cristina Almeida. O serviço já vinha sendo testado há dois meses, com média de cinco atendimentos diários. Uma equipe de 14 estagiários de Direito, capacitados para o atendimento, orientam e esclarecem as dúvidas dos cidadãos das 9h às 18h, sempre de segunda à sexta-feira.