COMUNICAÇÃO

Novo episódio do podcast da Defensoria narra ação em territórios indígenas

05/10/2023 9:54 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

O Levante 129 está de volta em novo formato e com novas vozes em reportagem especial sobre a situação dos povos indígenas no sul da Bahia

O vigésimo episódio do Levante 129, podcast original da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), leva o ouvinte ao sul da Bahia para narrar uma luta que se estende há pelo menos 523 anos. Personagens centrais na luta por direitos dos povos indígenas do estado, como os caciques Ariam, Aruã e Bacurau, além da defensora pública Aléssia Tuxá são algumas vozes que ajudam a narrar as recorrentes violações de direitos e a apontar as possíveis soluções para elas.

“A ideia da violação de direito como algo generalizado é comum nos quatro cantos do Estado: a dificuldade de acesso à educação, a dificuldade de acesso à água, energia, se repete nos quatro cantos do estado. E o território é o cerne da questão mesmo. É a nossa base, é o vínculo ancestral, é o que gera um conflito violento, é o que a Constituição diz que deveria ser demarcado em cinco anos e hoje, mais de 30 anos depois, não foi”, diz a defensora pública Aléssia Tuxá.

As entrevistas foram gravadas durante a ação da DPE/BA, capitaneada pelo seu Grupo de Trabalho de Igualdade Étnica, em conjunto com a Defensoria Pública da União, Receita Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que passou cinco dias nas aldeias da região dos municípios de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. A garantia dos direitos desses povos e os perigos representados pela tese do Marco Temporal  são alguns dos assuntos que aparecem na reportagem,  que marca também o aniversário de um ano do Grupo de Trabalho da Defensoria ao ser lançada neste dia 5 de outubro.

Aperta o play e acompanhe essa jornada de uma terra que, antes de ser Brasil, já era aldeia!

Novas vozes

Aqueles que já acompanham o Levante irão perceber algumas mudanças, como a inserção de novas vozes que compõem a equipe da Assessoria de Comunicação da DPE/BA. No EP#20 “Antes de ser Brasil, isso aqui era Aldeia”, a apresentação fica por conta do jornalista Rafael Flores, com reportagem de Thais Faria, que também estreiam juntos o quadro Defensoria Indica.

A partir de agora, os ouvintes também podem interagir e enviar áudios com feedbacks, reações e sugestões para o programa. Após ouvir a nova edição, basta enviar um recado via WhatsApp para o número 71 9 9644-9623.

 

Ficha Técnica

Coordenação: Arthur Franco

Apresentação e Roteiro: Rafael Flores e Thaís Faria

Produção: Alexandre Lyrio/Dedeco Macedo/Lucas Fernandes/Rafael Flores e Thaís Faria

Reportagem: Thaís Faria e Alexandre Lyrio

Revisão: Moysés Suzart

Transcrição de entrevistas: Emily Nery, Leonardo Oliveira e Lucas Fernandes

Edição: Dedeco Macedo e Lucas Fernandes

 Finalização: Dedeco Macedo