COMUNICAÇÃO

Na véspera das festas, podcast da Defensoria aborda o endividamento do brasileiro

22/12/2023 13:59 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Análise, soluções e histórias reais sobre dívidas e educação financeira no novo episódio #EP21 Como dar conta do recado? A relação de consumo, endividamento e educação financeira

Grande parte dos brasileiros não está conseguindo pagar suas contas em dia, aluguel, energia elétrica, gás, telefone, alimentos, plano de saúde, combustível, dentre outras, são exemplos de boletos que só vão acumulando. Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país contava com mais de 70 milhões de brasileiros nesta situação, quase 80% das famílias brasileiras segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

É a partir desta realidade que o Levante 129, o podcast original da Defensoria Pública da Bahia vai buscar conversar com pessoas endividadas e também investigar causas e possíveis saídas para a situação com especialistas e pessoas que trabalham com educação financeira. 

No #EP 21 – Como dar conta do recado? A relação de consumo, endividamento e educação financeira tem espaço para novidades, como a apresentação de Rafaela Dutra e Emily Nery e ainda a estreia do quadro de entrevistas, que recebe Amanda Dias, comunicadora, orientadora financeira e sócia fundadora da plataforma Grana Preta. Através de reportagem de Leonardo Oliveira também poderemos ouvir o som das ruas nos dias de promoção da Black Friday. 

“Criei o Grana Preta ao perceber que as pessoas não levavam em conta a economia na hora de tomar decisões, políticas ou na vida mesmo, dinheiro é uma coisa que está no nosso dia, permeia nossas relações mas a gente não aprende a lidar com ele na infância. Compartilhar com pessoas ferramentas de educação que eu tive acesso, mas percebi que muita gente não tinha”, diz Amanda.

O compartilhamento destas ferramentas está previsto como um dos pilares do projeto Mesa de Negociação, criado pelo Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPE/BA. A iniciativa pretende garantir os direitos das consumidoras e consumidores superendividados, esforçando-se para promover acordos extrajudiciais entre assistidos e instituições financeiras, comerciais, prestadoras de serviços e entidades que atuam com operações de crédito. 

“O projeto visa ampliar essa atuação não só para as pessoas que se caracterizam como superendividados, mas também os endividados. Então, qualquer pessoa que precisa de uma intermediação para tentar resolver, o projeto abarca também. A gente faz esse link entre o assistido(a) e o credor e tenta fazer um acordo de parcelas de pagamento que caibam no orçamento. E mais, ele visa também instruir aquela pessoa para que ela não volte a deixar sua vida financeira desorganizada”, explica a defensora pública Ariana de Souza.

FICHA TÉCNICA

Coordenação: Arthur Franco

Apresentação: Emily Nery e Rafaela Dultra

Roteiro: Rafael Flores / Rafaela Dultra e Thaís Faria

Produção: Thaís Faria 

Reportagem Black Friday: Leonardo Oliveira e Rafaela Dultra

Revisão: Moysés Suzart

Transcrição de Entrevistas: Emily Nery e Leonardo Oliveira

Edição e Finalização: Dedeco Macedo 

Identidade Visual: Josué Dias e Aline Sales

Agradecimentos Especiais a Aline Sales e Joice Santana