COMUNICAÇÃO

Motivada pelo projeto ‘Eu Cuido’, Defensoria oferecerá acolhimento psicológico para defensores(as), servidores(as) e estagiários(as)

04/08/2021 14:59 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
Foto: Ana Volpe / Agência Senado

Diante da pandemia e suas consequências, Instituição já vinha pensando em possíveis ações para cuidar da saúde mental do público interno; atendimento inicia com a retomada das atividades presenciais

Na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA é assim: tudo que dá certo em uma unidade, seja na capital ou no interior, é compartilhado com as demais unidades para que seja desenvolvido também. E assim aconteceu com o projeto ‘Eu Cuido (de mim, de você e do mundo)’, de iniciativa do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP – da 1ª Regional da Instituição/Feira de Santana, que será replicado em Salvador e vem com uma proposta maior: além dos encontros coletivos mensais, os defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) terão acolhimento e escuta individuais com as psicólogas da Defensoria.

O primeiro encontro coletivo já tem data marcada e não tinha dia melhor para acontecer: será no dia 27 de agosto – quando é comemorado o Dia do(a) Psicólogo(a), das 15 às 16h. A partir daí, os acolhimentos e escutas individuais já poderão ser agendados através do e-mail eucuidosalvador@defensoria.ba.def.br.

De acordo com a subdefensora pública geral, Firmiane Venâncio, diante da pandemia causada pelo novo coronavírus e todas as suas consequências, a Instituição já tinha identificado a necessidade e vinha pensando em possíveis ações de cuidado com a saúde mental do seu público interno.

“Todas as pessoas têm medos e vulnerabilidades que, somados a um contexto de pandemia, geraram uma instabilidade emocional ainda maior. As instituições devem se preocupar também com a saúde mental dos seus servidores e com a Defensoria Pública da Bahia não é diferente: precisamos cuidar das pessoas que trabalham conosco e resolvemos criar um Centro de acolhimento psicológico para nossos(as) defensores(as) públicos(as), servidores(as) e estagiários(as)”, anunciou a subdefensora-geral.

Os primeiros encaminhamentos em relação à extensão do projeto ‘Eu Cuido’ em Salvador e a criação deste Centro foram definidos em reuniões virtuais – uma no dia 21 de julho e a outra na tarde desta terça-feira, 3 de agosto. Além da subdefensora-geral, as reuniões contaram com a participação da coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, Donila Fonseca, da psicóloga que atua em Feira de Santana, Alessandra Matos, e de quatro das psicólogas de Salvador, Caroline Rebouças, Girlane Aragão, Naylana Santos e Lucivone Rodrigues Carneiro. “O atendimento será virtual, sendo um encontro coletivo por mês e as demandas individuais serão atendidas pelas próprias psicólogas da Instituição”, definiu Firmiane Venâncio.

Uma iniciativa que nasceu em Feira de Santana

Lançado no início deste ano, justamente no chamado Janeiro Branco – mês dedicado aos cuidados com a saúde mental, o projeto ‘Eu Cuido (mim, de você e do mundo)’ nasceu da percepção da coordenadora da 1ª Regional, sediada em Feira de Santana e que também abrange Conceição do Coité, Ipirá, Santo Estevão e Serrinha. Segundo Liliane Miranda do Amaral, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus [e que resultou na adoção do trabalho remoto pela Defensoria] fez com que, mesmo distante fisicamente, ela começasse a perceber a necessidade de adotar ações para melhorar o engajamento da equipe e, a partir daí, levou a demanda para o NAP.

“O ‘Eu Cuido’ nasce como um projeto que, como o próprio nome diz, cuida do bem-estar individual de nossos defensores, servidores e estagiários e promove a qualidade das relações internas na Defensoria. É uma interlocução rápida, de 50 minutos, mas que faz a diferença quando o assunto é a atenção institucional no cuidado com a saúde mental de quem faz a Instituição acontecer”, explicou a coordenadora.

Diante do traçado do objetivo, da identificação e análise do problema e do cronograma inicial, a então psicóloga Elane Lemos, com o apoio da também psicóloga Alessandra Matos, colocou o projeto em prática: desde o dia 12 de janeiro de 2021, as conversas virtuais sobre o cuidar de si, do outro e do mundo passaram a fazer parte do calendário mensal de atividades da 1ª Regional.

Entre os temas já abordados estão as emoções, os desafios dos novos arranjos profissionais e pessoais trazidos pela pandemia e as estratégias de enfrentamento, organização e planejamento, comunicação não-violenta e habilidades sociais. “O nosso objetivo, com este projeto, é realizar uma psicoeducação em psicologia – conceitos básicos, emoções básicas e adoecimentos psíquicos mais frequentes – e aumentar o repertório comportamental dos colaboradores para lidar com situações difíceis e desafiadoras, a partir de estratégias aprendidas em encontros em grupo ou em acolhimentos individuais”, definiu a psicóloga Alessandra Matos.