COMUNICAÇÃO

Moradores de rua em Conquista têm documentação regularizada

25/08/2011 0:11 | Por

A preocupação e a ação da Defensoria Pública com as pessoas em situação de rua na Bahia têm apresentado bons resultados. Assim como o recente caso dos moradores de rua de Salvador que já possuem documentação e vão poder procurar alguma profissão, a população em situação de rua Vitória da Conquista também está conseguindo obter todos os documentos necessários por intermédio da Defensoria Pública. Cerca de onze representantes dos moradores de rua daquela cidade, a maioria com mais de 60 anos, já conseguiram tirar suas certidões de nascimento, cédulas de identidade e CPF.

De acordo com a defensora pública Marta Almeida, essa conquista para a instituição é uma demanda inadiável, pois as pessoas em situação de rua em geral encontram-se em uma condição que viola gravemente a dignidade humana. "Em geral, essas pessoas são excluídas da sociedade, não têm meios de se identificar e em regra sequer possuem existência jurídica", completou.

O próximo passo a ser dado pela Defensoria Pública de Vitória da Conquista é o encaminhamento dessas pessoas para o Serviço de Atendimento Público Psiquiátrico do Hospital Afrânio Peixoto, já que, durante as entrevistas, foi possível constatar que muitos são portadores de problemas psíquicos. Se a incapacidade restar comprovada pela equipe de psiquiatras do hospital, a Defensoria vai promover as respectivas ações de interdição e ainda buscará garantir o auxílio de assistência social junto à Previdência Social.Atualmente esse 14 assistidos encontram-se acolhidos na Casa do Andarilho, instituição privada que recebe pessoas em situação de abandono para prestar-lhes assistência alimentar e à saúde.