COMUNICAÇÃO

Ministério da Justiça convida Defensoria a promover conferência livre

29/04/2009 21:43 | Por

A Defensoria Pública da Bahia foi convidada pelo Ministério da Justiça - MJ para realizar uma conferência livre sobre Segurança Pública, com vistas ao encaminhamento de princípios de diretrizes para a I Conferência Nacional de Segurança Pública, que acontecerá em Brasília de 27 a 30 de agosto deste ano. O convite foi apresentado à defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, pela assessora de Projetos Especiais do Sistema de Justiça e Mulheres do MJ, Clarissa Rihl Jokowski na manhã de hoje, em reunião na sede da Defensoria, em Salvador.

Tereza Cristina informou à assessora do Ministério da Justiça que a Defensoria tem muito interesse em promover esta conferência, que teria a participação de toda a sociedade civil, mas que a proposta terá que ser estudada, diante da curto tempo disponível e da deliberação do Conselho Nacional dos Defensores Gerais, ocorrida em reunião realizada ontem, 28, em Brasília, de realizar um seminário temático com os mesmos objetivos. A intenção é que o seminário ocorra no final de junho. Segundo Clarissa Jokowski, as conferências livrem devem ser realizadas até 30 de julho, para que possam encaminhar princípios de diretrizes para a conferência nacional.

Conferência Nacional - A participação das 23 defensorias estaduais e a da União com direito a voz e voto na conferência nacional foi consolidada a partir de reivindicação do Condege, representado pela defensora geral da Bahia, em reunião realizada no início de abril, em Vitória (ES). A partir daí, a Defensoria da Bahia designou defensores para acompanharem a organização das conferências municipais de Camaçari e Simões Filho, assim como da conferência nacional. A defensora Cynara Fernandes, integra a comissão em Salvador, Paula Emanuella, em Camaçari, e Daniel Nicory, em Simões Filho.

Participaram da reunião da defensora geral com a assessora Clarissa Jokowski - que tem visitado todas as defensorias, as coordenadoras dos projetos especiais desenvolvidos pela Defensoria Pública da Bahia em parceria com o Pronasci, Denise Espinheira e Rosa Barbosa.