COMUNICAÇÃO

MICARETA FEIRA 2023 – Defensoria ajuíza ação para garantir atendimento neurológico a idosa com suspeita de AVC

22/04/2023 10:09 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A demanda foi recepcionada após busca ativa na Unidade de Pronto Atendimento na quinta-feira, primeiro dia de Plantão da Micareta

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA ingressou com uma ação para garantir atendimento neurológico para uma idosa com suspeita de acidente vascular cerebral – AVC. De acordo com familiares, a mulher de 88 anos está internada com paralisia total do corpo na Unidade de Pronto Atendimento, ao lado do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, desde o dia 13 abril.

A demanda foi identificada pela instituição após visita ao equipamento de saúde realizada na quinta-feira, 20, primeiro dia de Plantão da Micareta. Na oportunidade, os(as) defensores(as) públicos(as) e equipe psicossocial obtiveram o telefone dos familiares da idosa e fizeram contato para oferecer os serviços da instituição.

Na manhã desta sexta-feira,21,  Pedro Britto, 66, buscou a Defensoria para tentar viabilizar que sua sogra fosse atendida por um médico neurologista. “A gente deduz que seja um segundo AVC porque paralisou o corpo por completo. Mas precisa de uma tomografia para constatar. Ela não fala, não ouve, não tem movimento nenhum e está internada na Sala Vermelha desde o dia 13 de abril”, conta.

A fim de garantir o direito à saúde e à vida da assistida, a Defensoria ingressou com ação judicial para que seja providenciada “a imediata disponibilização do tratamento indicado em razão da moléstia sofrida, em local com estrutura adequada, onde houver vaga, inclusive, com exames e todos os procedimentos e tratamento que se façam necessários, ou custeá-los”.

De acordo com o defensor público Marcelo Rocha, que assina a petição, a judicialização foi adotada após tentativa de resolução administrativa sem sucesso. “Diante da urgência do caso, a ação judicial se faz necessária para garantir o direito à vida de nossa assistida”, explicou.