COMUNICAÇÃO

Livro sobre Execução Penal escrito por defensores tem grande repercussão

29/11/2010 22:46 | Por

O livro "Redesenhando a Execução Penal: a superação da lógica dos benefícios", escrito por defensores públicos, superou as expectativas. Após 10 dias do lançamento do livro, mais da metade de exemplares da primeira tiragem já tinha sido vendida, o que, na visão do Defensor Rafson Ximenes, representa uma valorização da profissão de defensor público e da Defensoria Pública como Instituição.

O livro tem como objetivo estabelecer uma contradição entre os pontos de vista de quem defende e quem acusa o preso. "É uma mudança na ótica do acusado. Esse livro mostra o ponto de vista de quem defende alguém, diferente da maioria das publicações que mostra apenas a ótica de quem acusa" afirma Rafson. Ainda segundo ele, a publicação do livro também tem importância devida à escassez de material relacionado ao tema. "Será um pontapé inicial na discussão da execução penal no Brasil.

A obra está sendo adquirida por renomados doutrinadores como Geraldo Prado e Aury Lopes Junior, além de promotores, juízes, advogados, estudantes de Direito e público interessado. A produção foi coordenada pelos defensores públicos Rafson Ximenes e Daniel Nicory, e escrito pelos defensores baianos Alan Roque, Alexandre Alves, Andréa Tourinho, Bethania Ferreira, Firmiane Venâncio e Leonardo Toledo.

O lançamento da obra ocorreu durante o Seminário "Redesenhando a execução penal: a superação da lógica e dos benefícios", realizado no dia 11 de novembro, na Faculdade Juspodium, oferecendo um debate com os autores o livro. "A idéia de lançarmos o livro durante o Seminário foi exatamente para que pudéssemos debater e pautar o assunto na sociedade e no meio acadêmico. Esperamos fazer outros eventos semelhantes para que o livro seja um catalisador de discussões", afirmou o defensor.