COMUNICAÇÃO

Liberdade na Estrada: Defensoria vai percorrer mais de 8 mil quilômetros combatendo prisões irregulares

08/06/2023 12:18 | Por Mirela Portugal DRT 6976/BA

Iniciativa terá lugar em 20 unidades prisionais em todo o Estado nos próximos dois anos e tem como foco análise da legalidade de prisões provisórias

Da capital ao sertão, das cidades ribeirinhas aos pólos agrícolas, pela defesa da liberdade cabe trilhar qualquer distância. Por isso a Defensoria do Estado da Bahia  (DPE/BA) anuncia o projeto Liberdade na Estrada, iniciativa que irá percorrer mais de 8 mil quilômetros no Estado, dentro de dois anos, organizando mutirões em 20 unidades prisionais especialmente para rever a situação processual e a legalidade das prisões provisórias nas comarcas que não possuem defensores(as) públicos(as).

A regra, pela lei processual, é que as pessoas respondam processos em liberdade. Contudo, existe o alarmante contexto de pessoas ainda não julgadas em definitivo, e portanto ainda presumidas inocentes, que permanecem presas mesmo quando os requisitos deixam de existir.

“A prisão em si é muito dura, e qualquer tempo a mais que o necessário é um preço muito alto”, expõe a coordenadora da Especializada Criminal, Alexandra Soares. “O objetivo principal é o desencarceramento e a redução da população carcerária. No lugar de presas sem justa causa, essas pessoas devem ser olhadas com foco na ressocialização. Porque dentro do sistema prisional, a ressocialização fica mais difícil, você interrompe todas as outras possibilidades de vida, emprego, contato com a família”, explica. 

“O Liberdade na Estrada foi pensado e criado pelos ex-coordenadores(as) da Especializada Criminal da Defensoria, os(as) defensores(as) públicos(as) Fabíola Pacheco e Pedro Casali, que inscreveram o projeto no Ministério da Justiça, e por isso a gente tem mais essa ferramenta de atuação defensorial no atendimento ao presos”, destacou a atual também coordenadora da Especializada Criminal Larissa Guanaes.

A iniciativa de percorrer as penitenciárias do interior do estado é fruto de parceria entre a Especializada Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica. Já como parte do projeto, a DPE/BA atendeu 145 presos provisórios no Conjunto Penal de Eunápolis, em abril, e 132 presos provisórios no Conjunto Penal de Itabuna, em maio. 

Os presos provisórios, nas cidades sem defensor(a), correm o risco de serem invisibilizados, explica o defensor Daniel Soeiro, coordenador Criminal do Núcleo de Atuação Estratégica. “Nas comarcas sem Defensoria, embora a DPE/BA tenha o Núcleo das Urgências Criminais que acompanha o processo, esse preso não tem atendimento, porque na comarca não tem defensor(a). Com o projeto queremos levar atendimento para todos os presos provisórios do Estado da Bahia”, afirma.

Atuação interinstitucional

Em certos casos é necessária uma atuação interinstitucional para o avanço dos processos, como os de presos de fora da Bahia, ou de processos em segredo de justiça. A DPE/BA atua conjuntamente às defensorias dos outros Estados por peticionamento eletrônico, bem como solicita ao Tribunal de Justiça o acesso aos autos,  e assim consegue dar andamento à marcha processual, explica Alexandra Soares. “O preso nesse caso pode até ser atendido pela DPE se ele solicitar, mas muitas vezes eles nem sabem que têm esse direito. As pessoas ficam esquecidas no sistema”, assevera. 

Para além das questões processuais, a ida aos presídios revela outras frentes. “Tomamos conhecimento em Itabuna que os presos de determinado pavilhão estavam muito insatisfeitos com questões administrativas da unidade, e estavam sem querer ir para os cursos internos. Conseguimos conversar com eles sobre o caso e possibilitar diálogos”, explica Alexandra Soares.

Ter um atendimento com um defensor tem o potencial de alterar toda a vivência dos custodiados, reforça o defensor Daniel Soeiro. “O que muda com a possibilidade do preso ser ouvido pelo defensor é ele poder relatar eventuais queixas, como esse exemplo em Itabuna. Lá eles relataram situações quanto ao local das visitas ser pequeno, quanto à comida e também ao fardamento. A partir disso a gente pode tomar providências”.

O próximo destino do Liberdade na Estrada é o Conjunto Penal de Valença, que receberá o atendimento da Defensoria dos dias 13 a 16 de junho. Confira, a seguir, o cronograma completo do projeto.

Cronograma das itinerâncias

2023

Março -27 – Salvador
Abril – 25 a 28 – Eunápolis.
Maio – 22 a 26 – Itabuna.
Junho – 13 a 16 – Valença.
Julho – 10 a 14 – Teixeira de Freitas.
Agosto – 21 a 25 – Barreiras.
Setembro – 18 a 22 – Salvador.
Outubro – 23 a 27 – Feira de Santana
Novembro – 20 a 24 – Salvador
Dezembro – 4 a 6 – Serrinha.

2024
Março – 18 a 22 – Vitória da Conquista
Abril – 15 a 19 – Salvador
Maio – 20 a 24 – Paulo Afonso
Junho – 9 a 14 – Salvador
Julho – 9 a 11 – Simões Filho
Agosto – 26 a 29 – Jequié
Setembro – 16 a 20 – Juazeiro
Outubro – 14 a 18 – Irecê
Novembro – 04 a 08 – Feira de Santana.
Dezembro – 2 a 6 – Brumado.