COMUNICAÇÃO

Lei Maria da Penha é tema de palestra na Policia Militar

23/03/2010 2:43 | Por

Em uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Mulher - NUDEM, a Defensoria Pública do Estado, em parceria com a academia da Polícia Militar, realizou na última sexta-feira, 19, a primeira palestra de conscientização da Lei Maria da Penha para cadetes da PM. Durante o evento, realizado na Vila Militar (Pavilhão I), no Bonfim, para alunos, entre homens e mulheres, do Curso de Formação de Oficiais da PM, foram abordadas questões sobre a violência doméstica e familiar e aspectos culturais e sociais que motivaram o surgimento da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), bem como seus aspectos jurídicos.

A proposta de realização do ciclo de palestra surgiu após o pronunciamento da defensora Cristina Ulm, em audiência pública na Assembléia Legislativa, no início do mês, que teve como tema "A Mulher, o Socialismo e a Segurança Pública". Neste evento, a defensora se pronunciou a cerca da grande incidência de violência doméstica e familiar perpetradas por policiais militares, assim como o grande número de mulheres vítimas dessa violência, e se colocou à disposição para fazer um trabalho de divulgação e conscientização da Lei Maria da Penha, como forma de prevenir e diminuir as estatísticas de violência contra mulher.

"Os aspectos abordados nestas palestras para os cadetes buscam sensibilizar e conscientizar principalmente os homens sobre a questão da violência doméstica e familiar, inclusive a psicológica, e as medidas que podem ser tomadas para o cumprimento da Lei", pontua Ulm. Para o coordenador de ensino do curso de formação de oficiais, o capitão Francinei de Lima, a "iniciativa é de fundamental importância no sentido de despertar a conscientização dos alunos sobre violência contra a mulher e de aplicar a teoria dada em sala de aula na vida prática dos policiais ".A proposta é de uma palestra por semana para cada uma das oito turmas inscritas, entre o 1º, 2º e 3º ano, abrangendo cerca de 400 cadetes, se estendendo por todo o mês de abril.