COMUNICAÇÃO

Ipirá – Grupo Reflexivo para Homens discute masculinidade tóxica

30/10/2019 17:17 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

O objetivo é prevenir e gerar reflexão para que homens não cometam mais crimes de gênero

O Grupo Reflexivo para Homens é um projeto pensado para que pessoas envolvidas em situações abarcadas pela Lei Maria da Penha participem de dinâmicas e encontros, em que são desempenhadas orientações em vista de evitar uma possível reincidência. Em Ipirá, a iniciativa foi idealizada pela defensora pública Ana Jamille Costa e segue, atualmente, através do defensor Renan Borges.
O mais recente encontro na cidade foi realizado nesta quinta-feira, 24, no salão do júri do Fórum Prof. Jaime Junqueira Ayres. Os participantes homens e, alguns deles, com suas companheiras compareceram ao evento, que contou com palestras de Renan Borges, da assistente social Camila de Carvalho e do sargento da Polícia Militar da Bahia – PM/BA Florisvaldo dos Santos Jr. e a participação do também defensor Alexandre Marinho Vilela dos Santos.
Renan Borges foi o primeiro a falar, abordando a importância do debate acerca da violência doméstica e do machismo com os homens. Para isso, o defensor contextualizou historicamente a Lei Maria da Penha e teceu comentários sobre aspectos jurídicos da lei.
Em seguida, Camila de Carvalho pontuou os diversos tipos de violência cometidos contra as mulheres. A assistente social lembrou que para além da violência física, existem: a física, a psicológica, a patrimonial e a sexual.
Na última etapa do encontro, o grupo assistiu a trechos do documentário “O Silêncio dos Homens”, documentário que trata sobre o modelo de comportamento que se impõe sobre meninos e homens. A partir do filme, o policial Florisvaldo fez os seus apontamentos, chamando atenção para a educação machista e a masculinidade tóxica.