COMUNICAÇÃO

IPIRÁ: Ação Cidadã Sou Pai Responsável chega ao município pela primeira vez

19/12/2019 13:07 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Assistidos realizaram exames de DNA gratuito e reconhecimento de paternidade

Ipirá agora tem motivos de sobra para encerrar o ano com chave de ouro. Com pouco mais de um ano de inauguração da unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no município, a instituição levou, pela primeira vez, o mutirão da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, dando oportunidade para que seus assistidos realizassem exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitamente.

No mutirão, que ocorreu nesta terça-feira, 17, e ontem, 18, mais de 60 pessoas receberam atendimentos e 15 exames de DNA foram realizados. Para o defensor público Alexandre Marinho, que atua na cidade, os moradores da região precisavam ter esse direito garantido.

“Essa ação possibilita que os assistidos tenham conhecimento da origem genética deles, conhecimento esse que é um dos diretos garantidos pelo nosso ordenamento jurídico, como também permite o fortalecimento dos vínculos familiares a partir desse reconhecimento”, relatou.

O defensor ressalta ainda que “os efeitos e resultados não se encerram nesses dois dias de mutirão. A partir do reconhecimento da paternidade, a Defensoria Pública atua na realização de mediação, se for o caso, com vista à regularização de alimentação, guarda e visitação”, explicou.

Concomitante a ação, a DPE/BA também realizou educação em direitos, divulgando as cartilhas da instituição, como a de abordagem policial, pessoa com deficiência, diversidade sexual, entre outras. “Ao mesmo tempo em que fizemos atendimentos relacionados a paternidade, o momento propiciou também a educação em direitos, direitos esses muito importantes, mas que, muitas das vezes, são desconhecidos pela população”, pontuou o defensor Renan Borges, que também atua na região.