COMUNICAÇÃO

Infância sem Racismo: terceira edição da ação cidadã será lançada em parceria com a Unicef nesta quarta-feira (31)

29/05/2023 17:37 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Com foco nas histórias invisibilizadas pelo racismo, a campanha busca a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre ensino de cultura afrobrasileira

Reflexo de uma dívida em aberto com os povos negros e indígenas, o racismo chamou atenção da mídia nos últimos dias pelos episódios de violência. Foi assim com o jogador Vini Júnior, com o professor Antônio Alberto Lopes, primeiro candidato negro à direção da Faculdade de Medicina da UFBA, e com o chefe de cozinha Esdras de Lúcia.

Nesse contexto, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA volta a chamar atenção para a necessidade imperiosa de pautar a questão racial desde a infância. Com a Ação Cidadã Infância Sem Racismo, a instituição convoca pais, educadores e toda a sociedade a se engajar na construção de subjetividades positivas de crianças negras e indígenas.

O start da campanha deste ano acontece nesta quarta-feira, dia 31 de maio, dentro da programação do projeto Primeira Infância Antirracista – PIA, da Unicef, que será lançado na Faculdade de Direito da UFBA, na Graça, em Salvador.

Em sua terceira edição, a Ação Cidadã mantém o enfoque na efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Um estudo nacional realizado pela Plano CDE e liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana levantou dados de 1.187 secretarias municipais de educação sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, objeto da Lei 10.639/03.

Para a pesquisa, a maioria das secretarias afirmou que as escolas da rede incorporaram a temática em seus Projeto Político-Pedagógicos. Entretanto, 69% declararam que a maioria ou boa parte das atividades são realizadas apenas em novembro, durante o mês ou semana do Dia da Consciência Negra.

Campanha

Através de ações de marketing nas redes sociais, a campanha Infância sem Racismo vai ajudar a difundir as contribuições que os povos negros e indígenas trouxeram não apenas para o Brasil, mas para toda a humanidade.

Uma série em quadrinhos vai recontar histórias invisibilizadas pela supremacia branca e que colabora diariamente para fortalecer o racismo como sistema de opressão. Vídeos com educadores antirracistas também vão abordar a importância de ensinar crianças o respeito com pessoas negras e indígenas e as suas culturas.

Clique aqui para ver a prévia da série em quadrinhos

Ainda como parte desta terceira edição da Ação Cidadã, a Defensoria vem mantendo diálogo institucional para a assinatura de Protocolo de Intenções que irá formalizar a Rede de Enfrentamento ao racismo desde a Infância, com vistas a reunir e fortalecer as ações de diversos parceiros na temática.

O Infância sem Racismo é uma iniciativa das especializadas de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio das defensoras públicas Laissa Rocha e Gisele Aguiar, e de Direitos Humanos, por meio da defensora pública Eva Rodrigues. Este ano, o recém criado Núcleo de Equidade Racial da Defensoria, coordenado pela defensora pública Vanessa Nunes, também contribuiu para a elaboração da proposta.

“A ideia é publicizar o conhecimento ancestral africano e indígena não apenas no campo da arte, cultura e música, mas sobretudo no campo da ciência, apresentando também os(as) grandes expoentes negros(as) e indígenas que deixaram um grande legado para humanidade, bem como aqueles(as) que estão vivos e produzindo muito, mas que são invisibilizados”, explicam as defensoras públicas.

Primeira Infância Antirracista

O lançamento da terceira edição do Infância sem Racismo acontece dentro da programação do evento “Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista em Salvador”. Promovido pela Unicef, o evento inaugura o projeto Primeira Infância Antirracista – PIA no município.

A estratégia construída em parceria com o Instituto Promundo conta com uma campanha digital, materiais gratuitos e oficinas de capacitação de profissionais que foram realizadas em outras sete cidades.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento da terceira edição da Ação Cidadã Infância sem Racismo
QUANDO: 31 de maio, 9h
ONDE: Auditório da Faculdade de Direito da UFBA; R. da Paz – Graça, Salvador