COMUNICAÇÃO

Importância da educação é destacada em posse na Defensoria

08/06/2009 17:03 | Por
A Defensoria Pública da Bahia está empenhada em seguir o lema de que, através da Educação, pode-se diminuir a necessidade de correição. Esta determinação ficou simbolizada durante solenidade de posse do corregedor geral, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, e da coordenadora da Escola Superior da instituição - a Esdep, Maria Célia Nery Padilha. "Correição e Educação, lado a lado, aqui na Defensoria Pública. Um símbolo a nos fazer refletir sobre a importância de que, com a educação, não precisamos corrigir", destacou a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira em seu discurso.

Na solenidade, realizada na última sexta-feira, 05/06, o tom dos discursos foi o mesmo: a importância da educação como ferramenta de transformação e de qualificação, e da correição, como garantia da excelência do serviço público.

Eleito por unanimidade para o segundo mandato como corregedor pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, o defensor Marcus Vinícius Lopes de Almeida agradeceu a confiança depositada, destacando que neste ano terá o apoio da corregedora adjunta, Mônica Aragão. Ingresso na Defensoria Pública do Estado no ano de 2000, o corregedor é professor universitário e titular da 3ª Vara Criminal, além de ser membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia.

A nova coordenadora da Esdep, Maria Célia Nery Padilha, em discurso emocionado, agradeceu o apoio que recebeu no exercício de outras funções, a exemplo da Coordenação da Capital, Subdefensoria e Corregedoria, e disse esperar contar com o mesmo apoio para a construção de um projeto pedagógico para a Escola Superior. Assim como o fez a defensora geral, Maria Célia também destacou o trabalho desenvolvido anteriormente na Esdep pelos defensores Nívia Fahiel, Divani Queiroz, Jânio Neri e Andrea Tourinho.

A ouvidora da Defensoria, Anhamona de brito, apontou a importância dos dois cargos para a instituição. Ela destacou que, como representante da sociedade civil dentro da Defensoria, a autocrítica é essencial para que a instituição continue com a credibilidade que conquistou junto ao público assistido.

Laura Fabíola Fagury, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia - Adep/BA, parabenizou os dois colegas que estavam assumindo o compromisso de novas funções e lamentou a ausência maciça de defensores na solenidade.

O defensor público de Minas Gerais, Alcimar Santos Viana, que coordena a corregedoria daquele Estado e representou o corregedor Marcelo Tadeu de Oliveira na solenidade, elogiou a atuação da Defensoria baiana. "Temos percebido o aperfeiçoamento de algumas Defensorias e a da Bahia está entre as que mais se destacam", afirmou.

Além do subdefensor geral, Clériston Cavalcante, participaram da solenidade coordenadores das especializadas, diretores, defensores públicos, servidores e estagiários.