COMUNICAÇÃO

FORMOSA DO RIO PRETO – Unidade Móvel chega ao extremo-oeste do Estado e atende a 375 pessoas na cidade mais distante da capital

10/04/2018 21:44 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
SONY DSC

Cidade atingiu o recorde de cartas-convites emitidas durante esta itinerância realizada em dois dias

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegou à cidade mais distante da capital baiana: cerca de 1.030 quilômetros separam Formosa do Rio Preto, no extremo-oeste, de Salvador. Para fazer jus à viagem tão longa, que durou cerca de quinze horas, nesta segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de abril, 375 moradores aproveitaram cada minuto da presença da Defensoria na cidade e ainda tiveram direito à prorrogação. Nos dois dias, o atendimento foi estendido em mais de duas horas, devido à demanda.

“Só vocês para virem de tão longe para olhar por nós”, agradeceu a empregada doméstica Maria da Conceição Souza, 39 anos, que foi em busca de atendimento para conseguir marcar a cirurgia de redução da mama, que precisa ser feita com urgência e já está causando hipertrofia na coluna cervical. “Meu medo é ir parar em uma cadeiras de rodas, pois sinto muita dor, inchaço e tonturas. Preciso fazer esta cirurgia e, a vinda de vocês, trouxe uma esperança para mim, não tenho mais a quem recorrer no município”, contou a doméstica, que não conseguiu segurar as lágrimas durante o atendimento.

Quem também foi em busca de solução para o seu caso foi a estudante A.B.M.R., de 16 anos, que teve sua filha de dois meses levada pelo pai na semana passada. “Estou amamentando ainda e ela é muito pequena. Ele sempre dizia que ia levá-la e, agora, levou mesmo. É muito difícil para uma mãe passar por isso, minha gravidez foi de risco e ela precisou ficar 14 dias internada quando nasceu. Quero minha filha de volta, não vou desistir”, desabafou a estudante.

Dos 375 atendimentos registrados na cidade, 86 foram coletas de exames de DNA. Um dos primeiros a chegar foi o mecânico Wesley Samuel de Oliveira, 32 anos, que levou o suposto pai para realizar o exame e investigar a paternidade. “Já estávamos pensando em fazer, mas nunca procuramos. Hoje, a oportunidade veio em nossa porta. Vamos tirar essa dúvida para ficar tudo esclarecido”, contou ele, que já é pai e sua segunda filha nasceu há dois dias. “Já sou pai pela segunda vez e, agora, também vou ter um pai”, comemorou.

Cartas-convite

Além de alcançar um dos recordes no número de atendimentos realizados pela Unidade Móvel, a cidade de Formosa do Rio Preto foi a campeã na quantidade de cartas-convite emitidas: ao todo, foram 50. “Os moradores aproveitaram que ficaríamos aqui dois dias e já agendaram atendimento para o segundo dia, pois ninguém queria perder a oportunidade e para realizar os acordos extrajudiciais era preciso a presença da outra parte também. Por esse motivo, tivemos uma grande quantidade de conciliações nos acordos de alimentos, divórcios consensuais e exames de DNA”, explicou o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida. Esta edição da itinerância também contou a com atuação do defensor Manuel Portela Junior, de Feira de Santana, das defensoras públicas empossadas há quatro meses e que foram designadas para a comarca de Barreiras, Paloma Galvão e Laís Oliveira, e dos servidores de Salvador e Barreiras.

Com a sua carta-convite nas mãos, o funileiro Gilmar Silva Correia, 25 anos, foi até à Unidade Móvel disposto a fazer um acordo de alimentos com a mãe da sua filha de cinco anos. “Não é todo dia que aparece serviço e, às vezes, fica uns três dias sem aparecer carro para desamassar. Por isso, vou dizer o quanto posso dar. É melhor tentar um acordo dentro das minhas possibilidades do que prometer algo que não posso cumprir”, sugeriu. O acordo foi firmado e o funileiro vai começar o pagamento no dia 5 do próximo mês.

Olhar humanizado da Defensoria

Quem conhece bem a realidade e as demandas dos moradores de Formosa do Rio Preto e, por isso, solicitou a ida da Unidade Móvel à cidade é o superintendente municipal de Assistência Social, Darlan Alves Lustosa, que acompanhou a ação e viu o quanto a presença da Defensoria fez a diferença na vida dos habitantes.

“Para uma cidade de 25 mil habitantes, com mais de 4.800 processos nas áreas cível e criminal, receber a visita da Defensoria e poder ajudar 375 pessoas a resolverem os mais diversos tipos de casos supera, e muito, as nossas expectativas. A Unidade Móvel, projeto do defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, que esteve presente aqui ontem e ministrou uma palestra sobre a Defensoria, prova o quanto esta instituição tem um olhar humanizado e totalmente voltado para garantir os direitos dos cidadãos. O nosso muito obrigado é pouco diante deste grandioso trabalho feito em Formosa do Rio Preto”, ressaltou o superintendente.

Próxima parada

A Unidade Móvel da Defensoria continua no extremo-oeste baiano e a próxima parada, nos dias 12 e 13 de abril, será na cidade de Luís Eduardo Magalhães: o atendimento será realizado na Avenida Barreiras, nº 825, em frente ao estacionamento da Prefeitura, no centro, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.