COMUNICAÇÃO

Filme “Entre Mulheres” será exibido em Cine Debate desta sexta-feira, 16

14/06/2023 13:57 | Por Leonardo Oliveira, estagiário com supervisão de Arthur Franco

Público poderá participar gratuitamente, a partir das 14h, na Sala Walter da Silveira, em Salvador

Para encerrar a semana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA convida o público no dia 16 de junho para mais uma sessão do Cine Debate da Instituição. Desta vez, haverá a exibição do longa-metragem “Entre Mulheres” ganhador do prêmio de melhor roteiro adaptado no Oscar de 2023, na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador, das 14h às 18h. A entrada é gratuita e o evento é realizado pela Coordenação da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria e conta com apoio do Projeto Dimas, da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Após a exibição do longa-metragem, acontecerá um debate com a designer, pesquisadora e mestra em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), Adriele Regine; a ouvidora-geral da DPE/BA, antropóloga e feminista negra, Naira Gomes; além da mediação da defensora pública Luanna Ramalho.

Sinopse

Baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia, o longa Entre Mulheres, dirigido por Sarah Polley, segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. São mulheres conversando sobre suas lutas e dilemas, à medida que decidem se devem ou não permanecer em uma pequena e perigosa comunidade religiosa que as oprime e abusa.

Cine Debate

O projeto Cine Debate foi pensado pela DPE/BA como uma oportunidade de trazer a reflexão e debate dos temas relacionados aos direitos humanos, principalmente naqueles que tenham pertinência com as demandas enfrentadas diariamente nos atendimentos realizados pela Defensoria, nos produtos audiovisuais, como filmes e documentários. Os encontros são propostos em formato de rodas de conversa entre os palestrantes e o público, constituído de defensores(as) e servidores (as) públicos(as), estagiários(as) e sociedade civil. O objetivo é traçar um paralelo do que é visto em tela com a realidade dos casos atuantes da Defensoria Pública Estadual.

SERVIÇO
O quê: Cine Debate da Defensoria Pública do Estado da Bahia com a exibição e discussão do filme “Entre Mulheres” (2023 – 1h44m)

Quando: dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h00

Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira, na Biblioteca Central do Estado da Bahia | Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador

Como participar: Evento gratuito. Basta comparecer ao local.