COMUNICAÇÃO

Exposição Itinerante mostra memória do IV Centenário do TJ

30/06/2009 23:51 | Por

A Exposição Itinerante do IV Centenário do tribunal de Justiça da Bahia chegou à Salvador e está exposta no Átrio do Fórum Ruy Barbosa. A mostra, promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e parte da programação das comemorações dos 400 anos de instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, é composta de painéis com fotos de Gláucio Dettmar e Nei Pinto que retratam a evolução do Poder Judiciário no Brasil e sua participação no desenvolvimento cultural, político, social e econômico do País desde o século XVII.

A solenidade de abertura aconteceu na noite na segunda-feira, 29, com a presença da presidente do TJ da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, do conselheiro Marcelo Nobre, do Conselho Nacional de Justiça, do embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro e do cônsul-geral de Portugal na Bahia, João Sabido da Costa. O subdefensor público geral, Clériston Cavalcante de Macedo, prestigiou o evento, como membro da Comissão Organizadora do IV Centenário e representante da defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, que participava de reunião do Condege, em São Paulo.

O subdefensor geral considerou a Exposição Itinerante do IV Centenário de grande importância cultural, porque levará para o Brasil e Portugal a história do judiciário baiano. A presidente do tribunal de Justiça anunciou que a Exposição Itinerante do IV Centenário posteriormente percorrerá as capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará e Maranhão. Em setembro estará em Brasília e outubro em Lisboa.