COMUNICAÇÃO

Exames de DNA e pensão alimentícia são destaques na última parada da Unidade Móvel, em Valente

13/07/2023 17:00 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

Defensoria realizou 90 atendimentos nesta quinta-feira (13). UMA percorreu três cidades na região do Sisal.

Quando ainda era um bebê, Carmen de Jesus foi adotada. Aos nove anos, seus pais adotivos morreram. Desde então, ela cresceu e encontrou outras mulheres que poderiam ser suas irmãs biológicas, mas nunca conseguiram comprovar se, de fato, possuíam o mesmo sangue. Esta espera acabou, graças a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública. Carmen finalmente conseguiu fazer o teste de DNA, de forma gratuita, na última parada da UMA na região do Sisal, desta vez em Valente, nesta quinta-feira (13), na Praça Getúlio Vargas, conhecida como Forródromo. 

“São 41 anos esperando para fazer parte de verdade da minha família. Os meus pais adotivos faleceram quando eu tinha 9 anos e sempre ficou aquela dúvida na família se eu era filha, mas hoje eu realizei o meu sonho! Estou muito feliz e espero que dê positivo!”, disse Carmen, ao lado de suas irmãs. Na última parada desta itinerância, foram 89 atendimentos, com destaque novamente para a área de família, com 13 pedidos de pensão alimentícia e 16 exames de DNA. A UMA percorreu as cidades de Biritinga, Serrinha (no lixão das Flores) e Valente. Foram mais de 200 atendimentos. 

Fabiana da Silva, auxiliar administrativa, veio com seu filho de 11 anos para realizar o teste de paternidade com o suposto pai. “Este tipo de serviço geralmente é muito caro e a gente não tem condições para fazer. Quando eu vi que fazia aqui, arrumei meu menino e viemos ligeiro fazer o teste” , contou Fabiana. 

Já a lavradora Andreia Santos voltou à Unidade Móvel para pedir ajuda no cumprimento do pedido de pensão. Em 2019, ela esteve na itinerância e realizou o acordo, mas o genitor da criança não fez nenhum dos pagamentos. “Agora ele vai ter que responder no Fórum, porque me deram um ofício para encaminhar para lá. Esse tipo de ação é muito importante, porque a gente tem os serviços aqui na cidade, mas quando a Defensoria vem as coisas acontecem muito mais fácil. Eu fui muito bem atendida, igual em 2019”, revela.

Também houveram 15 casos de retificação de documentos. Ildebrando Marques foi realizar o pedido de uma nova certidão de casamento para viabilizar o seu RG atualizado. “Deu tudo certinho! Eu peguei o documento aqui na Defensoria e fui até o cartório. Lá foi na hora. Eu tô feliz, porque estou com o documento em dia!”, afirma o aposentado. 

Casos de divórcio, orientação jurídica e pedido de guarda também foram casos atendidos na itinerância em Valente. A defensora pública, Scheilla Nascimento, realça a importância de se fazer presente em cidades em que a DPE/BA ainda não está presente. “O trabalho da itinerância é de grande importância. Dessa forma, cumprimos com a missão da instituição nos interiores de dar acesso à Justiça para as pessoas carentes e hipossuficientes. Por todas as cidades que passamos atendemos muita gente e isso evidencia a necessidade de ter uma Defensoria em cada canto da Bahia!”, diz a defensora.