COMUNICAÇÃO

Evento debate "Esclerose Múltipla e o Trabalho"

01/06/2011 23:41 | Por

Em comemoração ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla, foi realizado no último sábado (28), um evento, promovido pela Associação Esperança Múltipla, para discutir sobre a doença. Com o tema "Esclerose Múltipla e o Trabalho", o encontro foi realizado no Auditório Fiocruz, em Brotas, e contou com a Defensoria Pública na discussão.

Para Walmary Pimentel, defensora pública, o debate é relevante, principalmente pela discriminação vivida pelos portadores da doença, já que, muitas vezes, não conseguem vaga no mercado de trabalho por conta da síndrome. "Até mesmo quando já estão empregados, passam a sofrer preconceito por parte dos funcionários, que passam a duvidar da capacidade profissional deles", declarou a defensora.

Na ocasião, foram debatidos sobre os direitos dos portadores, dada orientação às famílias e foi proposta a realização de uma Audiência Pública, a ser marcada posteriormente, com a sociedade civil, autoridades políticas, a classe médica, os portadores e seus familiares, para que possam ser debatidas e sugeridas leis específicas que auxiliem os pacientes e que os permitam obter seus direitos.

"a Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa pouco esclarecida para a população. Ainda hoje não se sabe ao certo se os portadores dessa doença podem ser comparados aos portadores de necessidades especiais. O que se sabe é que o portador não se torna incapaz de realizar tarefas que lhes eram oferecidas anteriormente ou de iniciar novas atividades. O problema é que no Brasil ainda não existe uma política pública que ampare os pacientes", declara a defensora Walmary.