COMUNICAÇÃO

Esdep oferece orientação financeira a estagiários de nível médio

02/08/2011 15:06 | Por

No último sábado, dia 30, a Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, através de sua Central de Estágios, promoveu mais um curso de capacitação para os estagiários de nível médio que atuam na instituição, nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador. O curso foi realizado na Escola Estadual Manoel Novaes, em Salvador e trouxe o tema "Educação Financeira e Familiar".

O Analista Técnico, Raulino Leite da Silva Filho, que atua na Diretoria de Planejamento de Orçamento da Defensoria, ministrou a palestra, tendo como foco ampliar o potencial de gerência de orçamento familiar dos estagiários, definir objetivos comuns no âmbito da família, oferecer conhecimento básico de planejamento e possibilitar o melhor uso dos recursos financeiros.

Segundo Raulino, a ideia é fomentar nos jovens um comportamento financeiro responsável, para que, dessa forma, eles possam se organizar e ter suas finanças equilibradas. "É um tema que as pessoas deveriam conversar mais. É importante passar essas informações para os estudantes que estão começando a vida e muitas vezes não tem orientação nesse sentido. Espero que eles adquiram todo conhecimento possível", concluiu o palestrante. Para a diretora da Escola Superior, Sônia Santana, "essa é uma oportunidade de os estagiários ampliarem esse potencial de gerenciamento, adiquirir conhecimento financeiro, além de interagirem um com os outros e melhorarem sua relação interpessoal", pontu.

Para a estagiária, Grace Kely Santos Santana, os cursos ajudam a construir uma melhor visão sobre o que é planejamento. "O tema é bastante interessante, dessa forma aprendi a administrar melhor o valor que recebo mensalmente na Defensoria", afirma. Verônica de Lima Cerqueira, estagiária da Capred, acrescenta: "Os cursos de capacitação são bastante interessantes para o nosso aprendizado, além de nos permitir um melhor aproveitamento no estágio e na vida pessoal".

Talita Santos de Almeida, estagiária de Lauro de Freitas diz que sempre participa dos cursos de capacitação, pois eles são produtivos e os assuntos abordados podem ser levados para a vida toda. "Adoro o estágio na Defensoria, cada dia aprendo coisas diferentes e procuro fazer da melhor forma o meu trabalho", declara Talita.