COMUNICAÇÃO

Esdep celebra os 16 anos de fundação com homenagem aos estagiários da Defensoria

26/08/2023 14:02 | Por Leonardo Oliveira

A celebração teve a participação de dezenas de estagiários (as), além da equipe técnica da Coordenação de Estágio de Nível Médio e Técnico, Superior e a Organização Pedagógica

“Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar.” A frase do poeta espanhol Antônio Machado foi destaque na comemoração em conjunto do Dia do (a) Estagiário (a) e dos dezesseis anos da Escola Superior – Esdep, que ocorreu na última quinta-feira (24). Um grande momento de celebração, integração, valorização de talentos, trocas de saberes e fortalecimento do exercício do estágio. Mediado por Diana Furtado, diretora da Esdep, o evento contou com a palestra “Projeto de Vida: Você tem um?”, ministrado pelos (as) facilitadores (as) do Sebrae, Thiago Mendes e Patrícia Melo, que trouxeram reflexões e questionamentos sobre planejamento de vida e carreira para os jovens.

O evento contou com a participação de 50 (cinquenta) estagiários (as), em cada turno, além da presença da equipe técnica da Coordenação de Estágio de Nível Médio e Técnico, Superior e da Organização Pedagógica. Estiveram presentes os ex-diretores (as) da Esdep, Dra. Sônia Carvalho, Dr. Daniel Nicory, Dr. Clériston Cavalcante (ex-defensor geral) e a subdefensora geral Soraia Ramos, que compartilharam suas experiências e trajetórias com os (as) estagiários (as) da instituição, e comentaram sobre a evolução da Defensoria e Esdep, além de sua expansão nesses dezesseis anos. 

Diana Furtado destacou a importância dessa celebração conjunta. “A Esdep existe há 16 anos e eu entendo que é uma construção coletiva e histórica. A celebração do aniversário juntamente com os estagiários, também em seu mês de comemoração, é simbólico para prestigiá-los e por entender que eles (as) precisam de um espaço também para poderem sonhar e serem ouvidos, porque integram a instituição, são a força motriz no cotidiano e precisam ser valorizados e lembrados por conta disso”, comentou. 

Da mesma forma ressaltou Gabriel Tavares, coordenador que começou como estagiário na instituição. “O estagiário é um pilar inicial da construção da Defensoria Pública e a escola, com a promoção das formações continuadas para os estagiários, traz um papel muito fundamental nessa construção. Essa caminhada não seria capaz sem esses jovens no apoio diário, seja de todas as áreas”.

Um dos mais empolgados com o evento foi Lázaro Henrique, 19 anos, estagiário da Casa da Família I, em Nazaré. Segundo o jovem, entrar na Defensoria mudou sua perspectiva de vida. “Eu pude perceber que muitas coisas mudaram através do contato com outras pessoas, das orientações, principalmente da minha servidora. Hoje consigo me comunicar melhor com as pessoas”, ressaltou. Sobre os projetos, ele enfatizou que seu foco agora é passar no Enem e fazer faculdade. O seu contato com a Defensoria fez com que ele tivesse o desejo de estudar direito sonhando em ser um futuro defensor.

Para o palestrante Thiago Mendes foi muito prazeroso participar dessa celebração. Afinal de contas, o estágio é um momento de aprendizado para as pessoas que estão iniciando essa trajetória profissional e é um momento de oportunidade para o crescimento. “Conversar sobre o projeto de vida e trazer essas reflexões certamente podem contribuir para que os estagiários da Defensoria Pública da Bahia sigam suas caminhadas profissionais e pessoais da maneira mais leve e prazerosa possível”, afirmou. 

De acordo com Gabriel, a participação do Sebrae traz uma visão de empreendedorismo também para fora da DPE/BA, fazendo com que os estudantes refletissem não somente para o campo de atuação, mas também fora dela. Ele acredita que também foi um momento de gratidão. “Gostaria de deixar o meu agradecimento enquanto coordenador de estágio a todas as parcerias que buscam a Esdep e a oportunidade que a escola superior oferece. Eu vejo que ela é um espaço de oportunidade e de construção nesta formação dos servidores, dos defensores e dos estagiários”, salientou.