COMUNICAÇÃO

Escola Superior dá início às suas atividades

30/08/2007 19:16 | Por

Atendimento ao cidadão foi o primeiro tema abordado pela Escola Superior no Projeto Sextas Culturais, iniciado hoje pela manhã, 31/08. A palestra, que teve como público alvo os funcionários, estagiários e auxiliares de nível médio, foi ministrada pelo consultor do Sebrae-BA, Ailton dos Santos Ferreira. Na acolhida feita pela defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, e pelo diretor da ESDPE, Jânio Cândido Simões Néri, foi ressaltada a necessidade de que todos os participantes se entendam como parte da Defensoria Pública, mesmo que seja uma atividade temporária, uma vez que a DPE não tem, ainda, quadro de servidores. "Quando o cidadão não está satisfeito, em algum momento, é porque teve um erro em algum processo", acredita Tereza Cristina.

Especialista em gestão do Terceiro Setor e em comunicação e mobilização social, Ailton Ferreira destacou que é comum no Serviço Público atitudes arrogantes com os cidadãos, usuários do sistema, e por isso é fundamental que seja vencido um desafio: desconstruir o modelo de estado autoritário, que se apresenta como poder monolítico e imponente, cujo discurso celebra a superior racionalidade que deve impor a uma nação em crise.

A iniciativa da Escola Superior em promover o aprimoramento profissional e pessoal foi elogiado pela equipe da Defensoria. Para Denise Espinheira, da coordenação de orçamento, a palestra sobre atendimento ao cidadão foi " fantástica" e importante, de um modo geral, para os funcionários e estagiários. Cíntia Lima, do Setor de Compras, acredita que tudo o que o instrutor Ailton Ferreira falou agregou valor aos seus conhecimentos. Para Ane Carine, da Copa, iniciativas como esta são ideais para a convivência de todos: Adorei. Edson José do Rosário, oficial de gabinete da Defensoria Geral, também considerou ótimo e sugere que palestras como a de hoje sejam realizadas com mais frequência. O evento foi iniciado com um café da manhã.