COMUNICAÇÃO

Em São Paulo, Defensoria Pública da Bahia participa do “Natal dos catadores” a convite da Ancat

15/12/2022 19:16 | Por Isadora Sarno (estagiária de jornalismo) com supervisão de Lucas Fernandes
Da esquerda para a direita: Joilson Santana, catador de recicláveis; Rita Pereira, servidora da DPE/BA; Rafson Ximenes, defensor-geral; Andréa dos Reis, assistente social do Nugam; e Daniele dos Santos Pereira, presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna.

Associação Nacional dos Catadores e Catadoras promove o evento há 19 anos. O convite da confraternização, realizada nesta quinta-feira, 15, foi reflexo do êxito da DPE/BA na defesa deste público na Bahia

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, no evento “Natal dos Catadores”, organizado pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat e por movimentos sociais de catadores(as) e de pessoas em situação de rua.

O convite foi feito após o programa “Mãos que Reciclam” ganhar o Prêmio Innovare, em Brasília. O projeto, voltado para reciclagem e proteção da comunidade de catadores(as), é um dos eixos de atuação externa do Núcleo de Gestão Ambiental (Nugam) da DPE/BA, que leva as equipes de trabalho da instituição para fora dos gabinetes, atendendo o público onde ele estiver.

Durante a confraternização, a Defensoria do Estado da Bahia foi não apenas mencionada várias vezes, como agradecida pelo trabalho que tem desenvolvido em defesa de quem trabalha com catação de materiais recicláveis e da população em situação de rua.

O defensor público geral, Rafson Ximenes, presente no evento, afirma que o convite feito para a participação da instituição representou o reconhecimento do êxito que é o Nugam e o programa “Mãos que Reciclam”.

“Foi um acontecimento bastante emocionante, em que nos sentimos muito seguros de que estamos no caminho certo. A gente está vendo o quanto é importante para essa população a existência de um órgão que a ajude na luta pelos seus direitos, a ser respeitada, e para que possa agir com autonomia e produzir com segurança”, comentou Rafson.

No “Natal dos Catadores”, representantes desta categoria e da população em situação de rua discursaram sobre suas vivências e reivindicaram alguns direitos, entre eles a criação da Secretaria Nacional de População de Rua.

“É um lugar onde eles têm voz, onde podem falar sobre suas dores e desafios. Aqui o que importa mesmo é a vida do catador”, afirmou Rita dos Santos Pereira, também presente no evento. Para a servidora, que falou no evento sobre o “Mãos que Reciclam” – programa ao qual é apoiadora – o encontro é muito importante pela relação que tem com a realidade da vida dos catadores(as).

Representando a DPE/BA, também estiveram presentes Andréa Pires dos Reis, assistente social do Nugam, e Daniele dos Santos Pereira, presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna.

Além de diversas personalidades humanitárias como o Padre Júlio Lancellotti, também estiveram presentes o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que manteve a tradição de se encontrar com a categoria na confraternização de Natal pelo 19º ano seguido. O evento também contou com os políticos Gleisi Hoffmann, Marta e Eduardo Suplicy.