COMUNICAÇÃO

Educação em direitos: Defensoria da Bahia vai fomentar combate à intolerância religiosa na Lavagem do Bonfim

09/01/2024 12:38 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Este é o 14º ano que a DPE/BA participa do festejo popular em defesa do direito constitucional à liberdade religiosa

Ao lado do povo, das manifestações populares e da liberdade religiosa, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) vai marcar presença na Lavagem do Bonfim. Uma das principais festas religiosas da Bahia e segunda maior manifestação popular do estado, perde apenas para o Carnaval de Salvador, o festejo é marcado pelo sincretismo religioso e acontece nesta quinta-feira, 11.

Durante a celebração, a DPE/BA vai promover educação em direitos e levar às ruas uma mensagem de respeito à diversidade cultural e combate à intolerância religiosa. O posicionamento institucional foi sintetizado no texto “Respeito é bom e eu gosto”, impresso na faixa que será carregada ao longo do cortejo.

A liberdade religiosa está prevista no Artigo 5º da Constituição Federal. No entanto, os casos de intolerância religiosa no país vem aumentando ano a ano. Segundo dados do portal Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram registrados 477 casos de intolerância religiosa em 2019, 353 casos em 2020 e 966 casos em 2021.

Em defesa do direito constitucional à liberdade religiosa, a Defensoria participa pela 14ª vez da Lavagem Bonfim, festa de maior sincretismo religioso do estado. A concentração das defensoras(es), servidoras(es) e estagiárias(os) que participarão do cortejo está marcada para ocorrer às 7h30, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Lavagem do Bonfim

A tradicional Lavagem do Bonfim é uma das mais importantes datas do calendário de festas populares de Salvador. Anualmente, é celebrado um culto ecumênico em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ponto inicial do cortejo, com representantes católicos, do candomblé, evangélicos, espíritas e de outras religiões.

A data é móvel, mas a festa sempre ocorre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis – 6 de janeiro.