COMUNICAÇÃO

Defensoria ministra minicurso sobre o enfrentamento ao racismo e ao abuso infantil nesta sexta (26), em Juazeiro

24/04/2024 11:30 | Por Lucas Fernandes

São 14 minicursos oferecidos para capacitar prefeitos(as), secretários(as) municipais de Educação, gestores(as),  servidores (as) de órgãos de controle, educadores(as) e sociedade civil, organizada ou não

O programa Educação é da Nossa Conta – Na Estrada realiza sua 3ª edição na próxima sexta-feira (26), em Juazeiro, e mais uma vez a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) faz parte da programação. Com foco em melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas do estado, a instituição promove uma palestra sobre duas áreas de atuação intensa da Defensoria: equidade racial e defesa da criança e do adolescente.

O minicurso “Enfrentamento ao racismo e ao abuso sexual infantil” será ministrado pelo coordenador da 13ª Regional da DPE/BA, defensor público Danilo Rodrigues. O credenciamento para o evento começa às 8h e a abertura, às 9h,  no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia (Colégio Estadual Ruy Barbosa), em Juazeiro/BA.

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Além da parceria com a Defensoria, também são parceiros(as) a Secretaria de Educação do Estado; o Tribunal de Justiça; o Ministério Público; Ministérios Públicos de Contas; e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nas duas edições realizadas em 2023, nos municípios de Alagoinhas e de Itabuna, foram alcançados mais de 400 inscritos, oriundos de 55 municípios circunvizinhos. Esta edição de Juazeiro prevê a participação de 25 municípios da região e a capacitação de mais de 200 líderes.

Os minicursos são multidisciplinares e versam sobre temas como o financiamento da educação, a educação antirracista, a prevenção de abuso infantil, os indicadores educacionais, os direitos humanos, a alimentação escolar e o controle externo, social e interno. Qualquer cidadão inscrito pode participar.

Em especial, o público-alvo da ação são prefeitos(as), secretários(as) municipais de Educação, servidores do controle social; conselheiros(as) de Educação, movimentos e organizações sociais; controle externo e interno, defensores(as), promotores(as), auditores(as), procuradores(as) e ouvidorias públicas; comunidade escolar, gestores(as) escolares, professores e comunidade acadêmica. 

SERVIÇO:

O que: Minicurso “Enfrentamento ao racismo e ao abuso sexual infantil”, pela Defensoria Pública da Bahia no programa Educação é da Nossa Conta – Na Estrada

Quando: Sexta-feira, 26 de abril

Onde: Colégio Estadual Ruy Barbosa – Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Bairro Santo Antônio, Juazeiro/BA.