COMUNICAÇÃO

DPE/BA terá representante na presidência do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias; posse ocorre nesta terça, 31

27/05/2022 11:20 | Por Isadora Sarno, estagiária sob supervisão de Arthur Franco

Ouvidora-geral na DPE/BA desde 2019, Sirlene Assis toma posse da presidência do Conselho junto a demais membros da diretoria

O Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas realiza, na próxima terça-feira, 31, a cerimônia de Posse Popular da Nova Diretoria, biênio 2022/2023.  O Conselho reúne ouvidoras e ouvidores das Defensorias Públicas dos Estados, e atua na ampliação da participação democrática nas instituições, através de uma relação de troca com movimentos sociais e populares que intervém em espaços decisórios.

A eleita presidente deste próximo biênio, Sirlene Assis, atua como ouvidora-geral na DPE/BA desde 2019. Ela afirma que a posse é um evento de comemoração com a Defensoria Pública do Estado e toda a rede que trabalha na garantia dos direitos da população mais vulnerável, desde defensores(as) públicos(as), servidores(as), assim como os movimentos sociais e instituições que fazem parceria com a Ouvidoria.

“É um momento de compartilhar esse momento com o povo e entender que o trabalho só tem êxito quando ele é construído coletivamente”, destacou Sirlene. Além disso, acredita que a cerimônia reafirma o compromisso com o projeto de Defensoria para a Bahia e o Brasil, como também colabora para o fortalecimento das Ouvidorias Externas.

A composição do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, biênio 2022/2023, além da presidente Sirlene Assis (DPE/BA), terá Valdirene de Oliveira (DPE/RO) enquanto vice-presidente; Guilherme Pimentel (DPE-RJ), como secretário; Fabíola Diniz (DPE/MA), como diretora financeira; Djan Moreira (DPE/PI), como diretor de Assunto Parlamentar; e Cristiano Nogueira (DPE/MT) como diretor jurídico. 

Além da presença da Defensoria da Bahia, a cerimônia de Posse Popular da Nova Diretoria contará com a presença virtual do ex-presidente do Conselho, Willian Fernandes, representantes da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – Adep-BA, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – Anadep e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais – Condege.

SERVIÇO

O que: Posse Popular da Nova Diretoria, biênio 2022/2023, do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas

Quando: 31 de maio, às 14h

Onde: auditório do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino (Espaço Cultural da Câmara Municipal), localizado na Praça Thomé de Souza -s/n, Centro, Salvador, Bahia.